Sesc marca presença na Casa Brasil da COP30 com debate sobre saúde e mudanças climáticas
Ontem (18), no auditório da Casa Brasil na COP30, o Sesc promoveu o painel “Bem-estar no Sistema Comércio: seu papel na promoção da saúde frente às mudanças climáticas” para debater um tema cada vez mais urgente: os impactos das alterações climáticas na saúde das populações e o papel das instituições sociais na construção de soluções.
A mesa, composta por Cristina Cuiabália, José Carlos Cirilo e Victor Coutinho, trouxe reflexões sobre como cuidar da saúde em um planeta que enfrenta desafios ambientais crescentes. Como provocou o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, “como cuidar da saúde das pessoas em um planeta que adoece?”.
SAÚDE ÚNICA
O debate apresentou a estratégia do Sesc para a saúde integral do trabalhador do comércio, que considera dimensões física, mental, social e de lazer, reforçando que, para a instituição, “a saúde é determinada socialmente”, como afirmou Victor Coutinho, Gerente de Saúde do Departamento Nacional do Sesc. Ele ressaltou ainda que “o Sesc tem uma oportunidade de fazer saúde de um jeito que poucas empresas têm, que é pensar saúde a partir da questão ambiental”.
A partir do conceito de Saúde Única, que integra aspectos humanos, animais e ambientais, os palestrantes abordaram como a perda de biodiversidade impacta diretamente a vida e a saúde. “Cada vez que a biodiversidade é reduzida no Brasil e no mundo, isso tem impacto na vida e na saúde”, alertou Victor.
A Gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, reforçou a importância das áreas naturais protegidas e das zonas úmidas, como os manguezais, para a mitigação das mudanças climáticas. “Essas áreas não só armazenam carbono, que é o grande vilão, mas trazem outros benefícios”, ao que ela acrescentou: “Não existe bem-estar social sem natureza, não existe investimento em estrutura se não olhamos para o ambiente”.
COMPROMISSO
A presença no debate da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, que há 30 anos é referência em conservação, exemplificou como o cuidado com o território é também promoção da saúde. “O compromisso é com a vida em todas as formas e territórios”, destacou Cristina, acrescentando sobre poder estar na COP falando sobre o trabalho realizado: “Poder fazer parte desse movimento é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade”.
José Carlos Cirilo reforçou o papel do Sistema Comércio nessa agenda: “O Sesc tem contribuído muito com essas ações socioambientais que trazem mudanças efetivas”. Para ele, atuar em prol do bem comum é um compromisso institucional e individual que inspira esperança na construção de um futuro melhor e possível.
Com essa participação, o Sesc reafirma sua responsabilidade social e sua atuação integrada da Saúde com os programas de Educação, Cultura, Lazer e Assistência, fortalecendo uma visão abrangente de cuidado que une saúde, ambiente e comunidade.




