Assistência

PROGRAMA ASSISTÊNCIA 

Garantir os direitos humanos através da mobilização e articulação de coletivos, redes comunitárias e organizações sociais é o maior propósito da atuação do Sesc no campo da Assistência.  Por meio de projetos nas áreas de Segurança Alimentar e Apoio Social, Trabalho Social com Grupos e Desenvolvimento Comunitário, é realizado um trabalho que visa promover a cidadania ativa e o desenvolvimento das comunidades. 

 

Segurança Alimentar e Apoio Social  

O Sesc Mesa Brasil é um programa nacional que tem como missão contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, além do desenvolvimento de ações educativas e da promoção da solidariedade social em todo o país. 

Atuante em todo Brasil há 30 anos, o Sesc Mesa Brasil é reconhecido internacionalmente como a maior rede privada de banco de alimentos da América Latina. 

Trata-se de uma grande rede solidária entre empresas doadoras, instituições sociais e sociedade civil que leva alimentos à mesa de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. 

No Pará, o Sesc Mesa Brasil atua há 21 anos nos polos de Belém, Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém, abrangendo também 18 municípios vizinhos. 

Diariamente as equipes do Mesa Brasil coletam alimentos nas empresas doadoras e entregam às instituições sociais cadastradas, garantindo alimentação saudável a crianças, jovens, adultos e idosos. 

Hoje contamos com cerca de 200 empresas parceiras doadoras, 170 entidades assistidas e cerca de 800 mil pessoas beneficiadas. 

Além da rotina diária de arrecadação e distribuição de alimentos, o Sesc Mesa Brasi promove outras ações como: 

  • Ações educativas de reeducação alimentar e aproveitamento integral de alimentos; 

  • Campanha de doação de material de higiene, limpeza, vestuário e brinquedos; 

  • Campanhas emergenciais como a da COVID 19 e, atualmente, a da crise climática no RS; 

  • O “Ingresso Solidário” com a arrecadação alimentos em shows com grande atração de público. 

E o Sesc Mesa Brasil vai além, contribuindo para o alcance das Metas da Agenda 2030 da ONU no diz respeito à erradicação da fome e da pobreza extrema. 

 

Conheça nossos parceiros doadores

AF Queiroz hortifrutigranjeiros LTDA; JM Comércio de Alimentos Marabá LTDA; DN Supermecados; Supermercados Mateus; Sort Fruit Distribuidora de Hortifrutigranjeiro; Sitio da Serra Comércio de frutas LTDA; AK Alves Tida Panificadora LTDA; EN Moura Panificadora Eireli; MN de Moura e Cia LTDA; Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Rejane Alves Silva Mendes; Distribuidora RB Aguiar e Cia LTDA; GM Feitos Eireli; Associação do Fundo de Promoções Coletivas do Shopping Pátio Marabá; T de J. R Silva ME; Plaza Pães Panificadora LTDA; Marcos C A de Souza e CIA; MT de Souza Comércio LTDA; Mateus Supermercado S.A; Mix Mateus S/A; Mais frutas; Mercado Central; Luan Hortifruti; LP Distribuidora; Instituto Mente Brilhante; HotBel Distribuidora; Hortaliças Aguiar; Guerra Supermercados; GFN; Frutaria Boa Esperança; Françal Distribuidora; Eletronorte; El Camino; Distribuidora Tocantins; Distribuidora Tapajós; Distribuidora SOMMA; Distribuidora Frutal; Clube de Subtenentes e Sargentos de Marabá; Cooperativa Mista Agropecuária Rondonense; Companhia Nacional de Abastecimento; Colina Distribuidora de Produtos Alimentícios; Ítalo Todde Eventos; Atacadão S/A; AFEPRUC; Agricultura Antonio dos Santos; Agricultura Clemilson; Agricultura José Luiz; Agricultura Luiz dos Santos; Agricultura Natanael; Agricultura Reginaldo Fernandes; AMAZONCOOP; Armazém Mateus; Assaí Atacadista; Banca da Bila; Banca da Francisca; BRF; Café Sagrada Família; Casa da Carne Mineira; Castanhal Comercio/ AG Gomes; Comércio Trevo 9; Comercial RC; CONAB; COOLIVRE: Edilane Polpas; É Show/ Link Produtora; Fort Fruit LTDA; Frutaria Nando; Frutaria Big Big; Granja Bela Vista; Granja Nossa Senhora de Fátima; Horta AM; Horta Alexandre; Horta Patricia; Horta Rosilene; Horta do Beto; Horta do Dedé; Horta do Raniére; Horta do Ronaldo; Horta JF; Laticínios Flamboyant; Mateus Fabrica de pão; Marim Alimentos; PHN; Produtos Grão de ouro; Sitio Modelo; Sindicato Rural de Castanhal; Sitio Duas Irmãs; Sitio Pai e Filho; Sitio São José; Sitio São Sebatião; Sitio Maria do Carmo; Sitio da Serra; Sitio Nascimento; Sorvetes Cremosin; Supermercado Ibaraki 1001; Campo vitoria, CEASA, Gama Lopes, Danone, da fazenda pães; Formosa S/A, Preço Baixo S/A , M. Dias Branco, Nestlé, SOMMA Distribuidora, Panificadora Nery, 3 Corações. Yul Pantja; Supermercado Drinks; Restaurante do Carlinhos; Produtos Jaú; Panificadora Meu Sonho; Panificadora 30 Sabores; O Carango; O Amigão; Nélio Almeida; ICMBio; HortMix; Hortifruti Kenned; HJ Santa Fé; Geltilly de Souza; Geandra Box 01; Frutos da Roça Dist.; Frutaria Paulo Alexandre; FRIGOSAN; FRIGOMAS; FRICON; Frigorífico Ribeiro; FG Citros; Distribuidora Ponto Norte; Distribuidora Mousinho; DB Alimentos; Comercial Jucá; Comercial JM; Box do Raimundo; Banca do Jeferson; Atacadão Hortifruti Paulista; APRUSAN; Açougue Figueiredo. 

 

Seja um parceiro doador

Cadastra-se aqui - FICHA-CADASTRO 

O Sesc Mesa Brasil faz o bem com a sua doação. Além de alimentos, os parceiros doadores também podem fornecer produtos e serviços. 

Vantagens de ser um parceiro doador clique aqui 

  • Isenção de ICMS; 

  • Incentivo fiscal; 

  • Ampliação das ações de responsabilidade social e cidadania corporativa; 

  • Capacitações ao seu corpo de colaboradores/funcionários (ações educativas); 

  • Redução de despesas com o descarte de alimentos e produtos excedentes ou sem valor comercial, mas ainda próprios ao consumo humano; 

  • Diminuição dos custos de logística para destinação de produtos sem valor comercial; 

  • Oportunidade de voluntariado corporativo; 

  • Contribuição para a qualidade e a diversidade das refeições oferecidas nas entidades sociais; 

  • Divulgação compartilhada da parceria. 

 

Como receber a doação

Para fazer parte do Programa, as entidades devem atender a alguns critérios de inscrição e cadastramento. A permanência está condicionada à participação nas ações educativas, permissão para visitas de acompanhamento realizadas pelos técnicos do Programa e demais atividades que são acordadas previamente. 

As Instituições Sociais devem dispor da seguinte documentação e critérios abaixo assinalados: 

  • CNPJ, Estatuto Social, Utilidade Pública, Plano de Trabalho e Registro no Conselho de Direito correspondente à atividade desenvolvida; 

  • Prestar atendimento gratuito (os casos em que exista a cobrança de taxa contributiva serão analisados pela equipe técnica do Sesc); 

  • Atender sem distinção de credo, etnia ou religião; 

  • Não ter vínculo político partidário; 

  • Preparar e servir a comida no prato; 

  • Possuir cozinha e despensa adequados; 

  • Ter disponibilidade para participar de palestras e/ou outras ações educativas; 

  • Possuir disponibilidade para buscar as doações na Unidade do Programa. 

  • Após análise documental a Instituição deve receber visita dos técnicos do Programa para verificações e consolidação do cadastro. 

O PODER DA SOLIDARIEDADE É TRANSFORMADOR 
PARA QUEM AJUDA E PARA QUEM É AJUDADO. 

 

Trabalho Social com Grupos 

Atividade em grupo realizada a partir do compartilhamento de conhecimentos e troca de vivências, dentro de um processo socioeducativo que proporciona reconhecimento de identidades sociais e reflexão sobre experiências. O Trabalho Social com Grupos atua na emancipação dos indivíduos e na promoção da cidadania.  

Atualmente, os grupos dessas atividades podem ser intergeracionais, de idosos, crianças, adolescentes e jovens, pais e voluntários. É desenvolvido pelo Regional Pará na formação de Grupos de Pessoas Idosas e de Grupos de Jovens.  

Trabalho Social com a Pessoa Idosa (TSPI) 

O TSPI é desenvolvido nas Unidades Doca e Castanhal, por meio de ações voltadas aos interesses e características do público idoso, tendo atualmente ações pautadas na promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, no protagonismo, direitos sociais e cidadania, memória e histórias de vida, expressões artístico-culturais e intergeracionalidade. 

As atividades são realizadas sistematicamente e consistem em reuniões para formação de grupos, reuniões de continuidade, oficinas, palestras, dinâmicas de integração, seminários, cursos e visitas institucionais que promovem o acesso dos indivíduos ao lazer, à cultura e à informação sobre seus direitos, estimulando sua autonomia, condição essencial para qualidade de vida. 

O que é preciso para integrar o grupo? 

  • Ter idade mínima de 60 anos de idade;  

  • Estar em condições físicas e mentais compatíveis com as atividades; 

  • Ter disponibilidade de participar das atividades; 

  • Ser trabalhador do comércio aposentado, dependente de trabalhador do comércio ou pessoa idosa da comunidade (usuário); 

  • 02 fotos 3X4; 

  • Atestado médico do cardiologista; 

  • Carteira de identidade; 

  • CPF; 

  • Comprovante de renda; 

  • Credencial Sesc atualizada. 

 

Grupo de Jovens 

Presente nas Unidades Ananindeua, Sesc Ler Inhangapi e São Francisco, ao Grupo de Jovens é oferecido um conjunto de ações socioeducativas e interdisciplinares voltadas para ampliação da visibilidade, do debate e da mobilização frente às conjunturas e temáticas contemporâneas que atravessam as juventudes. 

O projeto estimula, através de experimentações reais, o protagonismo juvenil, a criatividade, a interação e a descoberta de novas possibilidades. Tudo isso por meio de oficinas e encontros que fortalecem as competências e habilidades socioemocionais dos jovens através de linguagens expressivas como arte, economia, educação, tecnologias, entre outros temas considerados essenciais na construção da identidade.  

Quer fazer parte? Entre em contato com o Sesc para maiores informações!  

 

Desenvolvimento Comunitário 

Esta atividade tem como foco contribuir com o desenvolvimento de redes comunitárias e projetos sociais, que habilita territórios vulneráveis e impulsiona o protagonismo de seus integrantes.  

Presente no bairro do Tenoné, o Projeto Sesc Comunidade desenvolve suas ações por meio da articulação intersetorial, fortalecendo a vocação local para busca de soluções sociosustentáveis e territoriais constituídas nas relações com seus moradores, contribuindo para melhoria das condições de vida de pessoas em situação de risco social por meio de ações do Sesc e de entidades parceiras. 

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!

Aceita Cookies?

Este site utiliza cookies e tecnologias afins para proporcionar uma boa experiência para seus usuários. Ao utilizar nosso site você está de acordo com a utilização destas tecnologias para que possamos te proporcionar esta experiência. Para mais informações, consulte nosso Termo de Uso.