Sesc Mesa Brasil destaca seus 30 anos de atuação em painel da Green Zone na COP30

Sesc Mesa Brasil destaca seus 30 anos de atuação em painel da Green Zone na COP30

O Sesc Mesa Brasil participou, no dia 11 de novembro, do painel “Da Fome ao Clima: O Papel dos Bancos de Alimentos na Redução do Desperdício e seus Impactos na Ação Climática Sustentável”, na Green Zone da COP30, levando ao maior evento global sobre sustentabilidade a experiência acumulada ao longo de três décadas de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Isso reforçou o papel estratégico do programa na promoção da segurança alimentar e na articulação de redes solidárias. 

A presença do Sesc no Pará na COP30 foi celebrada como um marco institucional, que reafirma o compromisso da entidade com a transformação social e a construção de um futuro mais justo e sustentável. 

Foi um momento histórico para gente estar aqui dentro. O Sesc Mesa Brasil é um projeto nacional, mas hoje ele estava aqui a partir do Regional Pará. É um sentimento realmente de missão cumprida, né? Uma entrega social inigualável do Sistema Comércio. A gente se emociona muito quando a gente entende e percebe que o que a gente está fazendo no nosso dia a dia, colhendo e entregando alimento para crianças, adolescentes e idosos, garantindo segurança alimentar. Nós, realmente, quando cuidamos de pessoas, a gente também está cuidando do planeta", destacou Heloiva Tavora, Diretora Regional do Sesc no Pará, ao comentar a importância de levar a experiência regional para um espaço de diálogo internacional como a COP30. 

Ana Catalina Suárez Peña, Diretora Sênior de Estratégia e Inovação da The Global FoodBanking Network destacou o desafio da capilaridade do Sesc Mesa Brasil, sendo um banco de alimentos privado que consegue atingir todos os estados. “A ação dos bancos é sim um dos grandes vetores para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e combater a fome”. 

Durante o painel, foram apresentados os resultados e desafios enfrentados pelo Sesc Mesa Brasil no país e no estado do Pará, com destaque para a mobilização de parceiros e o fortalecimento de ações educativas voltadas à alimentação saudável e ao aproveitamento integral dos alimentos.  

A atuação do programa está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). A rede da qual o Sesc Mesa Brasil participa corresponde a 40% dos bancos de alimentos no Brasil, com um fluxo ágil que coleta e entrega alimentos para quem mais precisa. “É importante estarmos conectados e, nesses dias de COP, buscarmos soluções e estratégias. Não fazemos isso sozinhos”, declarou Claudia Roseno, Gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc que participou do painel. 

 

MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA ALIMENTAR 

Antigamente, as discussões sobre mudanças climáticas raramente consideravam a questão dos alimentos. Hoje, esses temas estão diretamente interligados: qualquer alteração no clima impacta a agricultura, a produção e a distribuição de alimentos, criando desigualdades, onde algumas regiões têm abundância enquanto outras enfrentam escassez. E as pessoas e as instituições vão percebendo o seu papel nesse processo. Pensando no Sesc Mesa Brasil, que combate o desperdício, esse processo é um alto entendimento de otimização de recurso, é um entendimento de economicidade, de sustentabilidade nos seus três mais consistentes pilares. A concepção do Mesa Brasil se sobre essa base, sobre esse entendimento de que fome e desperdício. E nós trabalhamos para que a gente consiga vencer essa crise e que a gente, de fato, contribua, cada um dentro da sua missão, do seu fazer, para que a gente diminua o impacto que a gente gera. É a evolução desse processo", afirmou Janaína Pochapski, Assessora de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc ao destacar o papel do Sesc enquanto empresa e como agente de cidadania e inclusão. 

Ao levar o nome do Sesc Mesa Brasil à COP30, o Sesc no Pará contribuiu para ampliar o reconhecimento de práticas sociais que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas, conectando solidariedade, educação e sustentabilidade em uma mesma trajetória. 

O Sesc Mesa Brasil chega a quem mais precisa, não somente entregando os alimentos, mas ensinando a aproveitá-los ao máximo. Graziela Barros Barbosa, Coordenadora Administrativa do Lar de Maria, associação beneficiada em Belém, se emocionou ao afirmar que “o banco de alimentos é fundamental. Combatemos também o desperdício, evitando que alimentos vão para o lixo e para os aterros sanitários. Essas ações educativas chegam às crianças e reverberam nas famílias. É incrível como o Sesc Mesa Brasil transforma vidas”. 

O debate encerrou-se com o entendimento amplo e que não é possível falar de um mundo com justiça social quando alimentos em boa qualidade continuam indo para o lixo enquanto pessoas passam fome. “Cuidar das pessoas é também cuidar do planeta. Não há ação climática sem cuidar das pessoas. Que esse encontro inspire políticas públicas e parcerias para um mundo aonde nenhum alimento vá para o lixo e ninguém passe fome", finalizou a Carmen Lúcia Cabral, coordenadora do Sesc Mesa Brasil no Pará. 

Saiba tudo o que o Sesc Pará oferece.

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!

Aceita Cookies?

Este site utiliza cookies e tecnologias afins para proporcionar uma boa experiência para seus usuários. Ao utilizar nosso site você está de acordo com a utilização destas tecnologias. Para mais informações, consulte nosso Termo de Uso.