
Sesc Amazônia das Artes: Veropa Sessions é o representante do Pará
O Sesc Amazônia das Artes é um dos mais relevantes projetos de circulação artística da região Norte do Brasil. Ele tem compromisso com a valorização da produção cultural da Amazônia Legal e promove o intercâmbio entre artistas dos nove estados que a compõem: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Neste ano, o Pará será representado pelo grupo Veropa Sessions, que vem ganhando destaque no cenário musical contemporâneo com uma proposta sonora inovadora, profundamente enraizada nas tradições locais. Em Belém, a apresentação do grupo será no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, no dia 05/08, às 19h, como show Amazônia Afro-Caribenha.
Mais do que uma mostra, o Sesc Amazônia das Artes é um espaço de encontro, visibilidade e circulação para artistas que traduzem, em suas obras, a riqueza cultural e a identidade dos povos amazônicos. A curadoria do projeto é pautada pela diversidade e pela representatividade, refletindo a pluralidade de expressões artísticas da região.
TRADIÇÃO E INOVAÇÃO EM SINTONIA
A sonoridade do Veropa Sessions nasce da “experiência dos integrantes com a música instrumental, que tem seu ápice na fusão entre a cultura latina, amazônica e paraense”, como explicou Dangle Freitas, baixista da banda. O grupo equilibra tradição e inovação por meio de pesquisas sobre músicas latinas, incorporando elementos da urbanidade e da cultura popular em suas composições.
Para os músicos, representar o Pará no Sesc Amazônia das Artes é uma chance única de compartilhar a pluralidade artística que marca sua trajetória. “Significa uma oportunidade riquíssima de apresentarmos nosso trabalho, bem como ultrapassar fronteiras, em que há a possibilidade de compartilharmos vividamente toda a pluralidade intrínseca à nossa forma de concepção artística”, afirmou.
A cidade de Belém e seu cotidiano também são fontes constantes de inspiração para o grupo. Ela “nos proporciona grande sensibilidade em nosso processo de criação, uma vez que possibilita a composição, fortemente influenciada pelos ritmos e estilos que compõem toda a diversidade trazida do interior, atrelando-se ao cenário urbano de Belém, para além de sua fronteira física, expandindo-se por toda região amazônica”, finalizou Dangle.
CIRCULAÇÃO NACIONAL
O Veropa Sessions levará sua música para diversas cidades brasileiras ao longo do projeto. Em agosto, o grupo se apresenta em Belém, Boa Vista, Macapá, Palmas e Manaus. Em setembro, segue para Teresina, São Luís, Cuiabá e Rio Branco. E em outubro, encerra sua participação em Porto Velho.
Em Belém, a programação do Sesc Amazônia das Artes ocorrerá em diversos espaços de Belém entre os dias 05 e 10 de agosto, a agenda completa está disponível no site sesc-pa.com.br.
