
Concurso de Mantos do Círio realiza premiação no Sesc Doca
Na tarde de ontem (09), o Sesc Doca foi palco de um dos momentos mais emocionantes da programação do Círio 2025 do Sesc no Pará: a premiação do Concurso de Mantos. Com o tema “Em Cada Fio, uma Oração”, a iniciativa teve como objetivo valorizar a identidade cultural do Pará, estimulando a criatividade e a devoção em torno da Rainha da Amazônia, símbolo máximo da fé do povo paraense. O evento reuniu artesãs que, inspiradas pela fé e pela devoção à Rainha da Amazônia, apresentaram criações que traduzem promessas, agradecimentos e milagres alcançados.
A cerimônia contou com a presença da Diretora Regional do Sesc no Pará, Heloiva Távora, da Diretora de Programas Sociais, Fracinaide Alves, e da Gerente Interina de Assistência, Mônica Andrade, que celebraram com entusiasmo o resultado do trabalho das participantes. A Diretora Regional destacou a alegria em ver o talento das alunas da professora Caroline Serrão refletido em obras tão significativas: “É mais uma ação inovadora para que a gente possa realmente viver de forma especial esse momento. Oferecemos gratuitamente essa oficina a pessoas que vieram aqui com o seu talento e a sua capacidade criativa, unindo religião e cultura. E vamos hoje finalizar realmente com muita alegria na premiação. É uma atividade 100% gratuita e que agora vai fazer parte do calendário do portfólio de serviços dessa unidade a cada Círio”.
Ao todo, 15 mantos foram produzidos e ficaram em exposição no 1º andar do Sesc Doca, permitindo que o público apreciasse de perto a riqueza de detalhes e simbolismos presentes em cada peça. A avaliação foi feita por um júri técnico e pelo voto popular, considerando critérios como criatividade, estética e coerência com a proposta do concurso.
Três projetos foram premiados, e o manto vencedor será exposto na imagem oficial da instituição durante um ano. A obra escolhida foi confeccionada por Antônia da Conceição Teixeira Pinto, frequentadora do Sesc há mais de duas décadas. Em sua fala, Antônia compartilhou sua ligação com a instituição: “Fui dependente dos meus filhos Renan e Luciana, que trabalhavam na Y. Yamada. Hoje, participo como Público Geral e me sinto honrada em contribuir com essa homenagem à Nossa Senhora”.
O manto vencedor é feito em cetim e rebordado em renda na cor ouro velho, com bordados em pérolas, miçangas e canutilhos que criam um delicado efeito de luz e sombra. Todo o trabalho foi feito à mão, com exceção do metalassê, estruturado em manta R1. O acabamento em viés cinza e dourado, além do galão branco e dourado, completam a peça com elegância e devoção.
Até dia 18/10, o público pode visitar a exposição “Em Cada Fio, uma Oração”. Com este concurso, e com o curso que foi realizado, o Sesc no Pará reafirma o compromisso da instituição em valorizar a cultura, a fé e o talento das artesãs paraenses, promovendo espaços de expressão e reconhecimento.
