
Sesc reafirma compromisso com a sustentabilidade em todo o Brasil
Fruto da visão dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc (Serviço Social do Comércio) consolidou-se como uma das principais instituições brasileiras na promoção da sustentabilidade. Com presença em todas as regiões do país, a entidade desenvolve ações consistentes em educação ambiental, conservação de ecossistemas e estímulo ao desenvolvimento sustentável, reforçando diariamente seu compromisso com um futuro mais equilibrado e responsável para o Brasil.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE DESDE A ORIGEM
A criação do Sesc, em 1946, já representava um ato de responsabilidade social ao estabelecer uma instituição dedicada ao bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e de suas famílias. Inspirado pela Carta da Paz Social, foi concebido com o propósito de promover a justiça social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humano, o que se reflete até hoje em sua atuação que promove o acesso aações de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
Ao longo das décadas, a sustentabilidade tornou-se um princípio transversal às suas atividades, antecipando debates que, apenas recentemente, ganharam centralidade nas políticas públicas e na agenda global.
PROGRAMAS QUE GERAM IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO
Em sinergia com demais entidades do Sistema Comércio, o Sesc atua de forma abrangente com programas que integram a conservação ambiental, a inclusão social e o combate às desigualdades. Entre suas iniciativas estão a gestão de áreas de proteção ambiental, o Programa Ecos e o Sesc Mesa Brasil.
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL COM AS RPPNS
O Sesc promove a conservação ambiental em áreas naturais espalhadas pelo país. A maior delas, a RPPN Sesc Pantanal, fica localizada no Mato Grosso e é um verdadeiro laboratório de biodiversidade nativa a céu aberto. Com 108 mil hectares, é a maior RPPN do Brasil e a mais antiga do Sesc, criada há quase 30 anos. Ela é fundamental para a preservação de espécies ameaçadas e para a realização de pesquisas científicas que contribuem para a conservação do bioma pantaneiro.
Além do Sesc Pantanal, a instituição mantém cinco áreas de conservação: a RPPN Sesc Tepequém (RR), a RPPN Sesc Bonito (MS), a Reserva Natural Sesc Bertioga (SP), a Reserva Ecológica Sesc Iparana (CE), a Reserva Sesc Serra Azul (MT), as três últimas em processo de certificação como RPPN. Em todos esses espaços o trabalho é integrado ao Turismo Social - recebendo pessoas de todo o país - e ainda à educação ambiental, atuando de forma a engajar pessoas na preservação da natureza.
O Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, destaca a importância dessas iniciativas: "A sustentabilidade é um compromisso que o Sesc assumiu com a sociedade. Nossas RPPNs, como a do Pantanal, são exemplos de como podemos contribuir para a preservação ambiental e promover uma cultura de sustentabilidade. Sob a liderança e visão inovadora do Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, estamos todos empenhados em continuar avançando e fazendo a diferença para um Brasil melhor."
SESC MESA BRASIL: COMBATE À FOME E AO DESPERDÍCIO
O Sesc Mesa Brasil é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. É considerada referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. Por meio da articulação em rede e da parceria com empresas, agricultores e instituições sociais, o programa coleta e distribui alimentos excedentes que ainda estão próprios para o consumo, contribuindo para a segurança alimentar de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Em seu aniversário de 30 anos, o Sesc Mesa Brasil ultrapassou a marca de 57 milhões de quilos de alimentos e outros itens distribuídos apenas em 2024. Desde sua criação em 1994, já doou mais de 810 milhões de quilos. Os números traduzem um esforço coletivo que envolve milhares de pessoas, empresas e instituições mobilizadas para garantir que insumos que seriam desperdiçados.
Ao evitar que toneladas de alimentos próprios para o consumo sejam descartadas, a doação promovida pelo Sesc Mesa Brasil torna-se, por si só, um ato de sustentabilidade. O que antes seria desperdiçado passa a ter um novo destino: a mesa de quem mais precisa. Essa lógica, aliada a ações educativas, transforma o programa em uma verdadeira escola de cidadania e consciência ambiental.
Ao ensinar o aproveitamento integral dos alimentos, incentivar o consumo responsável e fomentar práticas sustentáveis, o Programa amplia seu impacto para além da assistência, promovendo mudanças culturais e contribuindo para um sistema alimentar mais justo, eficiente e comprometido com o futuro do planeta.
PROGRAMA ECOS: SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL
Desde 2010, o Sesc desenvolve o Programa Ecos, voltado ao público interno da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações do Comércio, Sesc e Senac. A iniciativa visa sensibilizar colaboradores e otimizar o uso de recursos, mitigando os impactos socioambientais das atividades institucionais. Com foco na conscientização e na mudança de hábitos, o Ecos se consolidou como uma referência em gestão sustentável no âmbito institucional, alcançando resultados expressivos e muito relevantes ao promover uma cultura organizacional comprometida com a sustentabilidade.
NO PARÁ
Além de desenvolver e incorporar as iniciativas sustentáveis do Departamento Nacional do Sesc, o Regional Pará busca promover as suas próprias, ainda mais em um ano em que a pauta e o Estado do Pará estarão sob um olhar global.
"A realização da COP 30 em Belém é uma oportunidade única para destacarmos o compromisso do Sesc e do Regional Pará com a sustentabilidade. Nossas ações não só promovem a conservação ambiental, mas também inspiram a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis. Em um ano tão significativo, reforçamos nosso papel como líderes na promoção de um desenvolvimento sustentável, alinhando nossos projetos às necessidades atuais e futuras da sociedade", declarou Heloiva Távora, Diretora Regional do Sesc no Pará.
Com o objetivo de oferecer cada vez mais qualidade para o Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços ou Turismo, seus Dependentes e para o Público em Geral, o Sesc no Pará irá ampliar a sua atuação em 2025 com a inauguração de unidades na capital e no interior do Estado do Pará. Cada projeto é único e, nesse sentido, traz soluções específicas para cada necessidade, seja física ou da área para qual será vocacionado. Além disso, nos novos projetos incluiu-se soluções como a produção de energia renovável com placas fotovoltaicas, o aproveitamento de águas pluviais e estações de tratamento de esgotos e efluentes.
