Sesc no Pará lança novo Código de Ética
Ontem (11), o Sesc no Pará viveu um momento marcante. O novo Código de Ética foi lançado em um evento transmitido ao vivo para todo o Regional. Com debates iniciados a partir da temática da participação do Sesc no Pará na COP 30, o encontro mostrou o protagonismo que a entidade deve alcançar. “Espero que todos possamos nos unir para mostrarmos, em novembro de 2025, o quão relevante é o papel social do Sesc”, declarou Diretora Regional do Sesc no Pará, Heloiva Távora.
O Sesc no Pará tem a intenção de ser evidenciado na COP 30 e isso dialoga com o novo Código de Ética da entidade, que preza, entre outros valores, pela excelência. “Ser destaque, ser espelho, ser exemplo. Isso depende de cada um de nós para fazer um Sesc cada vez melhor”, disse o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará, Sebastião de Oliveira Campos.
Daniel Braga, Coordenador de Sustentabilidade do Sesc no Pará apresentou um pouco do que será realizado no grande evento mundial, trazendo "oficinas, palestras, mostras culturais de música e de dança, e exposições nas nossas unidades vocacionadas que estarão recebendo essas ações”, explicou. Tudo isso será realizado de forma transversal e integrando as áreas. O Gerente de Comunicação do Sesc no Pará, Heldér dos Anjos, acrescentou que “a sustentabilidade é um valor do Sesc e, sem dúvidas, é muito importante destacar isso”.
COP 30
Há 365 dias para o início da 30ª Conferência das Partes (COP), o Sesc no Pará proporcionou uma qualificação sobre a temática aos seus empregados. Cleber Gomes da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo da SETUR, realizou a palestra “COP 30”, apresentando o que será o evento e o histórico de debates que já vem sendo realizado no mundo. “A palavra-chave de COP será sempre Mudanças Climáticas”, frisou.
Além de mostrar as obras que já vêm sendo desenvolvidas, Cleber pautou temas como temas como tecnologias verdes, estratégias para descarbonização, e os impactos sociais ambientais imediatos e posteriores do evento.
TALK SHOW
“O Sesc no Pará tem tudo para ser referência do Sesc no Brasil e isso só depende do trabalho de todos nós, declarou o Diretor Administrativo e Financeiro do Sesc no Pará, Ulisses da Cunha Aguiar, na abertura da programação pela parte da tarde.
Para apresentar e esclarecer as dúvidas dos participantes a respeito do novo Código de Ética, o Presidente da Comissão de Ética do Sesc no Pará, Bruno Dourado e a Gerente de Gestão de Pessoas do Sesc no Pará, Jéssyca Luglime, participaram de um talk show com a mediação do Gerente de Comunicação do Sesc no Pará, Heldér dos Anjos.
“O Código de Ética é feito para as pessoas. Ler, compreender e colocar em prática essas ações é muito importante”, observou Jéssyca. A normativa compreende não só os empregados e gestores do Sesc no Pará, mas toda empresa e pessoa que tem relação com a entidade. Tornar o documento aplicável também foi um dos objetivos da Comissão. “A gente buscou tirar classificações de ‘aceito’ e ‘não-aceito’ e dar mais objetividade ao Código”, acentuou Bruno.
Os participantes trouxeram dúvidas e casos específicos para serem debatidos e esclarecidos, mostrando o interesse dos empregados em se apropriar da nova normativa para maior qualidade do trabalho executado.
PALESTRA
Encerrando a programação do dia, os advogados Bruno Torchia e Tacianny Mayara ministraram a palestra “A Importância do Código de Ética no Contexto Empresarial”, trazendo o debate sobre Compliance e Legislação Empresarial. “Quanto mais você treina, mais você sedimenta uma cultura”, frisou Bruno ao ressaltar que comportamentos geram consequências e que debates como estes devem ser constantes.
No campo da Sustentabilidade, Tacianny analisou que “a sociedade, principalmente no pós-COVID, está mais atenta à geração de valor sustentável pelas empresas”. Nesse sentido o trabalho que o Sesc o Pará vem desenvolvendo é referência em prol do social.
A agenda de lançamento do Código de Ética do Sesc no Pará segue ao longo desta semana, com a presença dos líderes em treinamentos com temáticas como LGPD e Inteligência Artificial aplicadas ao contexto da governança empresarial.