
CineSesc aborda a valorização da longevidade e da pessoa idosa
O CineSesc já inicia o mês de outubro com uma programação especial que celebra o Dia da Pessoa Idosa, trazendo à tela obras que dialogam com temas de envelhecimento, memória e dignidade. Agenda é totalmente gratuita e está disponível no site sesc-pa.com.br.
CASTANHAL
No dia 01/10, o Sesc em Castanhal recebe duas sessões do Panorama Longevidade, iniciativa voltada ao grupo de trabalho com idosos da unidade e realizada em parceria com o TSPI. As exibições, chamadas de “Sessão Plenitude”, são gratuitas, acessíveis com legendas em português e abertas a todos os públicos.
Às 16h, será exibido o filme “Tia Virgínia” (2023), dirigido por Fábio Meira. Com classificação etária de 12 anos, o longa acompanha a história de Virgínia, uma mulher que nunca se casou ou teve filhos e que, convencida pelas irmãs, muda-se de cidade para cuidar dos pais. A trama se desenrola em um único dia, quando ela se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que chegam para celebrar o Natal. O filme mergulha nas complexidades das relações familiares e na solidão que pode acompanhar o envelhecimento.
Na sequência, às 18h, o público poderá assistir ao filme “Três Verões” (2019), dirigido por Sandra Kogut. Com classificação de 12 anos, o filme retrata três verões consecutivos na vida de Edgar e Marta, um casal que costuma reunir amigos e familiares em sua mansão à beira-mar. Em 2015, tudo parece perfeito, mas em 2016 a festa é cancelada, revelando os impactos da queda dos ricos e poderosos sobre aqueles que orbitam ao seu redor. A narrativa é conduzida pelo olhar de uma empregada e de um velho patriarca, oferecendo um retrato crítico e sensível do Brasil contemporâneo.
VER-O-PESO
Ainda no dia 01/10, às 19h, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso apresenta “Pacarrete”, filme que também integra a programação especial em alusão ao Dia da Pessoa Idosa. Com direção de Allan Deberton, o longa tem classificação etária de 12 anos. A história acompanha Pacarrete, uma bailarina idosa e excêntrica que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente “para o povo”, mas se depara com a indiferença da comunidade. O filme é um retrato tocante sobre arte, envelhecimento e reconhecimento.
SERVIÇO
CineSesc aborda a valorização da longevidade e da pessoa idosa
Locais: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina)
Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Branco, 10 – Nova Olinda )
Programação gratuita
Informações: (91) 98486-1498 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)
(91) 7400- 7456 (Sesc em Castanhal)
(91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará
