Da Escola Sesc em Castanhal à China: conheça a história de Hugo Santos Maia
Desde os 3 anos, Hugo Santos Maia teve sua vida marcada pela educação do Sesc. Primeiro na Escola Sesc em Castanhal, depois na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro, ele vivenciou experiências que moldaram sua visão de mundo e seu propósito. Hoje, aos 23 anos, estudante de Engenharia de Energia na UFPA, Hugo celebra uma conquista nacional: ser um o vencedor da Região Norte no Prêmio Na Prática - Protagonismo Universitário da Revista Exame, entre mais de 8 mil inscritos. "O Sesc foi e continua sendo um marco muito significativo na minha trajetória. Ter iniciado minha formação em uma instituição que valoriza a autonomia e o protagonismo desde a infância foi uma experiência transformadora”, declarou.
As lembranças da infância são carregadas de arte e cultura. Hugo lembra que as turmas recebiam nomes de obras famosas e a dele chamava-se Barco à Vela, inspirada em Claude Monet. “Recordo os passeios aos centros culturais do Pará, as visitas ao Sesc Doca e, especialmente, as aulas de música com meu primeiro professor, Augusto Galvão, que despertaram em mim uma paixão que carrego até hoje”, relembra. Foi tocando flauta doce nos recitais do Círio de Nazaré que ele teve suas primeiras experiências com o público.
Na adolescência, a mudança para a ESEM trouxe novos desafios e descobertas. “O torneio das casas, as aulas acolhedoras com metodologias inovadoras, a diversidade de cursos e atividades, e a visita à cidade de Paraty foram momentos inesquecíveis”, conta. Entre os projetos, destaca o “Bandas”, no qual gravou faixas musicais em estúdio com colegas.
RECONHECIMENTO
Ser o vencedor da Região Norte foi mais do que uma conquista individual. Hugo descreve o momento como uma explosão de alegria: “a sensação de euforia tomou completamente conta de mim. Muitas vezes, ao longo da trajetória acadêmica e profissional, nos sentimos pequenos — como se nossos esforços passassem despercebidos. Mas reconhecimentos como esse vêm para reafirmar o contrário”. O prêmio chegou em um contexto simbólico: durante a COP, quando o Pará ganhou visibilidade nacional. “Poder agregar a esse momento um reconhecimento de protagonismo universitário, representando não apenas a Região Norte, mas também o Nordeste paraense e a cidade de Castanhal, foi algo muito além de uma honra — foi um sentimento de pertencimento e de orgulho coletivo”, afirma.
PREPARATIVOS
Como parte da premiação, Hugo participará de uma imersão internacional na China, conhecendo o ecossistema de tecnologia e inovação. “Estou em um verdadeiro estado de euforia — talvez em êxtase seja a palavra mais justa. Meus pais estão ainda mais ansiosos do que eu!”, diz, entre risos. Para aproveitar ao máximo, ele está reforçando o inglês e fazendo aulas introdutórias de chinês. “Pelo menos o suficiente para garantir meu ‘cafezinho com tapioca’ da tarde’”, brinca.
FUTURO
Hugo acredita que essa experiência terá reflexos profundos em sua vida pessoal e profissional. “Sou fruto da educação gratuita, do Sesc e das oportunidades que o meu país me proporcionou — por isso, sinto um compromisso genuíno em devolver tudo o que adquiri à sociedade”, afirma. Entre os planos, estão a conclusão do curso de Engenharia e, a longo prazo, investir em música e voluntariado. Para os jovens que sonham com grandes oportunidades, ele deixa um conselho simples, mas poderoso: “sejam inconformados, curiosos e humildes. A transformação começa quando deixamos de aceitar o ‘sempre foi assim’ e passamos a agir de forma propositiva.”
Hugo foi um dos seis jovens escolhidos entre mais de 8.000 inscritos no Brasil. Sua trajetória é prova de que educação de qualidade, aliada ao protagonismo e ao compromisso social, pode transformar vidas como acontece com o Sesc.




