
Férias com diversão, cultura e arte no Sesc no Pará
O Sesc no Pará reuniu atividades de Cultura e Lazer para todas as idades neste mês de julho. As ações acontecem em Belém, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, além das unidades Sesc em Altamira e Sesc em Santarém. A agenda completa está disponível no site sesc-pa.com.br.
SESC FÉRIAS
Entre os destaques da temporada está o projeto Sesc Férias, que busca animar as quintas-feiras de julho no Sesc em Altamira. Nos dias 17, 24 e 31, das 08h30 às 11h, crianças e adolescentes de 06 a 17 anos poderão participar de manhãs repletas de brincadeiras tradicionais e gincanas. A atividade é gratuita, aberta a Dependentes de Trabalhadores do Comércio e ao Público Geral, com classificação etária livre.
MEDIAÇÃO DE LEITURA
O Sesc Ver-o-Peso inicia a agenda com sua tradicional atividade que estimula a leitura, a criatividade e o contato com a cultura amazônica. No dia 19/07 (sábado), das 09h às 11h, acontece a Mediação de Leitura do livro “A Menina dos Olhos de Arco-íris”, de Telma Cunha, com mediação de Elaine Casseb e curadoria de Rita Melém. A obra aborda de forma sensível o tema da inclusão social, estimulando a reflexão e o encantamento de leitores de todas as idades. A atividade será realizada no hall do cinema, com entrada gratuita.
TÁ FAZENDO ARTE
No domingo (20), duas atividades especiais movimentam a unidade de Belém. Das 09h às 12h, a artista Juliana Tourinho conduz a oficina “Tá Fazendo Arte – Usina de Pigmentos Naturais”, voltada para crianças de 02 a 10 anos acompanhadas de um adulto. A proposta é criar tintas a partir de elementos como urucum, açafrão, espinafre e café, e experimentando formas de pintura com escovas, pincéis artesanais e até bolhas de sabão. Uma vivência artística e sensorial conectada à natureza e ao universo infantil amazônico. Com parceria de Yurtã Curumim, a atividade é gratuita e tem vagas limitadas.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Ainda no dia 20, às 11h, a contadora de histórias Ester Sá apresenta “A árvore de Tamoromu”, um mito indígena Wapixana que fala sobre unidade, erro e regeneração. Nele, uma cotia descobre uma árvore que dá todos os frutos, legumes e grãos: a Árvore de Tamoromu. Os indígenas só a descobrem tempos depois. Os sentimentos envolvidos e as escolhas feitas os levam a um grande erro, mas depois um grande aprendizado que os faz construir a regeneração. A apresentação será no hall do 1º andar do Sesc Ver-o-Peso, com entrada gratuita.
OFICINA
Já no Sesc em Santarém, entre os dias 21 e 25/07, será realizada a “Oficina de Pintura em Cuias”, com o artista plástico Emanuel Camargo Fona, herdeiro de um legado familiar reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. A oficina, que acontece das 08h30 às 11h30 ou das 14h às 17h, é voltada para pessoas a partir de 10 anos e busca valorizar a cultura local por meio da pintura em cuias, utilizando elementos da fauna e flora amazônicas.
Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas até o dia 21/07 presencialmente ou pelo site sesc-pa.com.br. O investimento é de R$ 19,00 para Trabalhadores do Comércio e Dependentes e R$ 32,00 para o Público Geral.
SERVIÇO
Sesc oferece programação de Cultura e Lazer nas férias de julho
Informações: (91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará
