
Sesc participou do 1º Encontro do SISANS no Pará
Belém recebeu, nesta segunda-feira (17), o 1º Encontro Estadual do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Pará (SISANS). O evento reuniu gestores municipais, estaduais e representantes da sociedade civil para buscar soluções conjuntas visando o fortalecimento das políticas de segurança alimentar. Ao todo 105, dos 144 municípios do Estado aderiram ao sistema. O Sesc, através do Departamento Nacional e do Regional Pará, estiveram presentes no encontro abordando os 30 anos de atuação do Sesc Mesa Brasil.
Clarice Miranda, analista em Segurança Alimentar e Nutricional do Departamento Nacional do Sesc, compôs a mesa de abertura na qual pode falar sobre o Sesc Mesa Brasil reconhecido internacionalmente como a maior rede privada de banco de alimentos da América Latina. "Estar nesse encontro, que é um encontro SISANS no Estado do Pará, com essa pauta do combate à fome e ao desperdício de alimentos, é uma grande oportunidade de a gente estar falando mais sobre o programa Sesc Mesa Brasil, que é um programa gigantesco. Dentro desse programa e dentro do programa de Assistência como um todo, são esses encontros que possibilitam de a gente compartilhar as experiências e fortalecer elas, porque a gente sabe que uma experiência que, às vezes, tem aqui no Pará é a que a gente pode estar levando para outro Regional para fazer essa troca”, disse.
Fábio Vinícius, Gerente de Assistência do Sesc no Pará, esteve no painel seguinte. Na ocasião ele apresentou os dados de 2024 do programa, tanto de arrecadação nacional, quanto as do Regional Pará, que o realiza há 21 anos. No Estado, o Sesc Mesa Brasil atua há 21 anos nos polos de Belém, Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém, abrangendo também 18 municípios vizinhos. A Diretora Regional do Sesc no Pará, Heloiva Távora; a Diretora de Programas Sociais, Francinaide Alves; Ricardo Pereira, Nutricionista; e Mirna Yolani, Assistente Social, estiveram compondo a comitiva do Sesc no evento.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O programa Sesc Mesa Brasil contribui diretamente para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, que são: ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação. Tudo isso favorecendo o alcance das Metas da Agenda 2030 da ONU no diz respeito à erradicação da fome e da pobreza extrema.
Além da rotina diária de arrecadação e distribuição de alimentos, o Sesc Mesa Brasi promove outras ações como: atividades educativas de reeducação alimentar e aproveitamento integral de alimentos; campanhas de doação de material de higiene, limpeza, vestuário e brinquedos; e campanhas emergenciais como a da COVID 19 a das enchentes no Rio Grande do Sul.
