
Sistema Comércio oficializa Câmara Setorial dos Empresários do Boulevard Gastronomia
Nos dias 05 e 06 de agosto, o Sistema Comércio realiza o “Fórum Raízes do Amanhã – Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP 30”, uma iniciativa que marca os 100 dias para a Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá pela primeira vez na Amazônia. O evento será sediado no Sesc Doca e no Sesc Teatro Casa Isaura Campos. Um dos momentos mais simbólicos da programação será a Assinatura do Termo de Criação da Câmara Setorial dos Empresários do Boulevard Gastronomia, marcada para o dia 05/08, às 18h, no Sesc Doca.
A iniciativa representa um passo estratégico na articulação do setor gastronômico local, promovendo o fortalecimento da economia criativa e sustentável da região. “As discussões em torno do Boulevard da Gastronomia começaram em 2024, a partir de uma reunião convocada pelo IPHAN para tratar da convivência dos comércios locais na área do Conjunto Paisagístico do Ver-o-Peso. Já em 2025, ao observarmos mais de perto o território, identificamos a necessidade de promover encontros sistemáticos, que dessem voz aos empresários e moradores para expressarem suas demandas e propostas para a região — especialmente diante do trabalho social do Sesc e da preparação da cidade para a COP30. Foi assim que, no dia 16 de abril de 2025, realizamos no Sesc Ver-o-Peso a primeira edição do Café com Vizinhos. Desde então, esses encontros têm sido um espaço constante de escuta e articulação de estratégias para a valorização do Boulevard e seu entorno. A ideia da criação de uma Câmara Empresarial surgiu justamente nesses encontros, como uma forma de fortalecer a organização coletiva em prol de melhorias concretas para o território”, explicou Vinicius Zavalis, gerente do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.
IMPORTÂNCIA
A nova Câmara Setorial surge como espaço de diálogo, cooperação e desenvolvimento entre os empreendedores do Boulevard da Gastronomia, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade e à valorização da cultura alimentar amazônica. “O Boulevard da Gastronomia é uma área de interesse estratégico para a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico de Belém. No entanto, para que ele realize plenamente seu potencial, são necessárias melhorias em aspectos como segurança, mobilidade, zeladoria urbana, programação cultural e infraestrutura. A mobilização coletiva dos empresários, moradores e instituições do território, articulada por meio da Câmara, é fundamental para dialogar com o poder público e construir soluções integradas, coletivas e participativas. Ao nos organizarmos, ampliamos nossa capacidade de expor nossas dores e pensarmos soluções conjuntar, para que contribuam com um Boulevard da Gastronomia melhor para toda a comunidade e os visitantes”, acrescentou.
DESENVOLVIMENTO LOCAL
A ação mostra o compromisso com o desenvolvimento regional e com a construção coletiva de soluções para os desafios do mercado do turismo. “A criação da Câmara Empresarial do Boulevard da Gastronomia representa um avanço importante para o turismo em Belém. A expectativa é que, a partir da articulação entre poder público, setor produtivo e sociedade civil, possamos promover melhorias em áreas como segurança, infraestrutura, programação cultural e qualificação de serviços. Isso contribui diretamente para tornar o Boulevard um destino mais atrativo para moradores e turistas, fortalecendo a economia local, estimulando o empreendedorismo e valorizando o patrimônio cultural da região”, disse.
O PAPEL DO SESC
O Sesc tem atuado como articulador do processo de desde o início. Presente no espaço há 15 anos, é uma força cultural no Boulevard da Gastronomia “Foi no Sesc Ver-o-Peso que ocorreram as primeiras reuniões, reunindo empresários, moradores e representantes da sociedade civil. Desde então, temos convocado e facilitado os encontros, promovendo o diálogo entre diferentes atores e construindo pontes com a Fecomércio e com o poder público. Nosso papel é justamente esse: escutar o território onde nossa unidade está inserida, para fomentar redes de cooperação para melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade - missão institucional do Sesc”, finalizou Vinicius.
FÓRUM
O “Fórum Raízes do Amanhã - Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP 30” reunirá autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil, mestres da cultura popular e profissionais do Sesc em uma série de atividades voltadas ao debate sobre meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. Todas as atividades do Fórum são gratuitas e acessíveis, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Sesc Mesa Brasil. A programação completa está disponível em bit.ly/ForumRaizesdoAmanha.
