
Inteligência de Dados no Atendimento ao Cliente é tema de workshop no Sesc Doca
Nesta quinta-feira (25), o Sesc Doca foi palco do primeiro dia do Workshop Regional Inteligência de Dados em Relacionamento com Clientes. O encontro reuniu gestores, colaboradores e convidados em um encontro marcado por reflexões e dinâmicas para debater estratégias de aprimoramento no atendimento aos credenciados. A recepção contou com a participação do grupo do Trabalho Social com Pessoas Idosas - TSPI, que realizou uma apresentação especial inspirada no Círio de Nazaré.
A programação iniciou com uma dinâmica em que os participantes responderam a um questionário para medir o nível de entendimento sobre análise de dados aplicada ao relacionamento com o cliente. O objetivo foi ressaltar a importância do uso estratégico das informações para melhorar o atendimento e apoiar processos de tomada de decisão.
Durante o encontro, o Diretor de Tecnologia, Inovação e Processos do Sesc no Pará, Marco Aurélio Leal, destacou que os dados precisam ser transformados em conhecimento. “Não devemos fazer um juízo de valor, e sim analisar os dados. Temos que pegar as informações e transformá-las em conhecimento”, afirmou ele.
Outro ponto de destaque foi a sugestão de Leonardo Pugliesi, Analista de Relacionamento com Clientes no Sesc - Departamento Nacional, que propôs a realização de workshops regionais para que cada área finalística pudesse apresentar e discutir os dados de forma direcionada. “Encontros como este são muito importantes porque chamam a atenção para a área de relacionamento com o cliente como um setor estratégico da instituição, responsável por analisar dados, utilizar inteligência de dados, rever estratégias, processos e formas de interpretação das informações, o que contribui significativamente para a tomada de decisões”, ressaltou.
Na segunda dinâmica do dia, os participantes foram estimulados a analisar projetos sociais de alcance nacional, reforçando a prática de avaliar dados de maneira crítica e utilizá-los como base para decisões mais assertivas.
Encerrando as atividades, Leornado destacou a importância de valorizar cada avanço conquistado: “precisamos comemorar pequenas conquistas do mesmo jeito que as grandes, para motivar e enaltecer o trabalho do grupo”.
O evento segue nos próximos dias com novas discussões e práticas voltadas à integração de dados e estratégias no relacionamento com o Trabalhador do Comércio e seus Dependentes.
