Sesc em Marabá inaugura a exposição Antropia

Sesc em Marabá inaugura a exposição Antropia

O Sesc tem o compromisso de planejar, propor, executar e apoiar ações que visam otimizar o uso dos recursos da instituição e diminuir os impactos socioambientais. É com essa visão que o Sesc em Marabá inaugurará na quinta-feira (27), às 19h, na Sala de Ciências da unidade, a exposição “Antropia: os reflexos da ação do homem no meio ambiente” reflexos da ação do homem sobre o meio ambiente, com imagens e informações científicas sobre os impactos das mudanças climáticas nas 05 regiões do Brasil. A programação é gratuita. 

A exposição mostrará os principais problemas e dificuldades enfrentados pelas regiões do Brasil em virtude das mudanças climáticas, alertando para os riscos de desastres naturais bem como para situações criadas pela ação humana. A iniciativa tem como objetivos estimular a discussão sobre esse importante tema e disseminar conhecimentos e estratégias para enfrentarmos esse grande desafio planetário.  

O que cada um de nós pode fazer para minimizar estes efeitos? Essa é uma pergunta chave que direcionará as reflexões que serão fomentadas em todo o período da exposição. As sabedorias erudita e popular podem ser conferidas nos depoimentos de especialistas, adultos, crianças, jovens e idosos, que nos contam como as mudanças climáticas estão impactando seus cotidianos. São imagens e vozes de brasileiros que querem fazer sua parte para que o planeta seja salvo. 

Na abertura da mostra, haverá a palestra “O antropoceno e as mudanças climáticas na Amazônia: novas perspectivas sobre a vida, a cultura e o cotidiano”, com o Prof. Dr. Eudes Leopoldo, pós-doutor em Geografia Regional pela USP, professor permanente da Pós-Graduação em Geografia e Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano da Amazônia (Unifesspa).  

 

OS IMPACTOS NO NORTE 

Na Amazônia, as consequências mais significativas do aquecimento global serão o aumento da temperatura (superior à média global), a perda sem precedentes da biodiversidade e a expressiva redução no regime de chuvas, transformando em cerrado (savana) a maior parte da floresta tropical, e a perda sem precedentes da biodiversidade. 

Essas alterações estão ligadas diretamente ao desmatamento da floresta tropical e sua transformação em áreas agrícolas e/ou de pecuária. Assim, o carbono (na forma de dióxido de carbono) se transfere da biosfera para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, que, por sua vez, acaba atuando sobre a região amazônica. 

 

PROGRAMAÇÃO 

A visitação da exposição “Antropia: os reflexos da ação do homem no meio ambiente” segue aberta até 25/04, sempre de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 14 às 18h, aos sábados será das 08h às 12h. Além disso, em parceria com a UEPA, IFPA e a Casa da Cultura de Marabá, a unidade está organizando um Ciclo de “Palestras e Oficinas de Educação Ambiental”. Para agendamento de escolas e grupos, deve-se entrar em contato pelo WhatsApp (91) 98584-2372 ou pelo link https://forms.gle/tABLGwZJnZRkok6c8. Gratuitas, as atividades ocorrerão às terças e quintas, das 14 às 17h, e quartas e sextas, das 08 às 11h. 

 

SERVIÇO 

Sesc em Marabá inaugura a exposição Antropia 

Data: 27/03/2025, às 19h 

Visitação: até 25/04 (segunda a sexta, das 08 às 12h e das 14 às 18h, aos sábados será das 08h às 12h) 

Local: Sala de Ciências do Sesc em Marabá (Av. Transamazônica, 1925 - Cidade Nova) 

Programação gratuita 

Informações: (94) 3324-4344 e (94) 3324-4444 (Sesc em Marabá)  

                         (91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc 

Site: sesc-pa.com.br 

Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará 

Saiba tudo o que o Sesc Pará oferece.

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!

Aceita Cookies?

Este site utiliza cookies e tecnologias afins para proporcionar uma boa experiência para seus usuários. Ao utilizar nosso site você está de acordo com a utilização destas tecnologias para que possamos te proporcionar esta experiência. Para mais informações, consulte nosso Termo de Uso.