
Sistema Comércio tem programação durante a COP 30 em Belém
O Sistema Comércio composto pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, apresenta uma programação robusta e gratuita durante a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém. A iniciativa evidencia o papel estratégico do setor de comércio, bens, serviços e turismo na construção de um futuro sustentável para a Amazônia e para o Brasil.
Com ações que valorizam a cultura, os negócios e a sustentabilidade, o Sistema Comércio transforma as unidades Sesc Doca e Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso em espaços de celebração, formação e inovação.
JAMBU ARENA
Será o coração pulsante dessa programação cultural do Sistema Comércio, com shows, oficinas, experiências imersivas e ações paralelas que conectam cultura, lazer e sustentabilidade. A Jambu Arena trará ao Sesc Doca grandes nomes da música paraense e brasileira, como Fafá de Belém, Dona Onete, Manoel Cordeiro, Lia Sophia, Felix Robatto, Zaynara, Fruta Quente, Warilou, entre outros. Haverá também encontros de carimbó, apresentações de DJs e grupos tradicionais que celebram o ritmo e a identidade da região.
A programação inclui ainda:
Espaço Beleza Ancestral: automaquiagem, tranças e pintura corporal indígena.
Espaço Lazer: jogos e atividades recreativas.
Espaço Bem-Estar – Conectar-se: práticas integrativas e relaxamento.
Espaço Degustação: bebidas autorais com o Senac.
Tacacazeiras: alimentação regional com o Coletivo das Tacacazeiras.
Feira de Economia Criativa: produtos de empreendedores locais.
Cinema VR: sessões imersivas com obras de Estêvão Ciavatta e Tadeu Jungle.
Durante o evento, o Sesc Doca também ofertará oficinas criativas e educativas para toda a família, como alinhavos em folhas e desenhos com elementos da natureza, dança brega com Rolon Ho e Lívia Paixão, artesanato com folha de coqueiro e bonecas Abayomi, além de oficinas de carimbos da natureza com a artista visual Evna Moura.
O Senac complementa a experiência com serviços de maquiagem e penteados para quem quiser se produzir para curtir os shows, e o Bar-Café oferecerá releituras de bebidas e coquetéis com ingredientes da Amazônia.
As inscrições serão realizadas de forma online e gratuita, sendo preferenciais para os Trabalhadores do Comércio, Bens, Serviços e Turismo. Os ingressos são limitados.
HUB DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Além da programação cultural, o Sistema Comércio promove o Hub de Negócios Sustentáveis, voltado ao empresariado, com encontros nos dias 05, 12 e 19 de novembro, sempre às 19h, no Sesc Ver-o-Peso. Com a proposta “Empresas falando para empresas”, o Hub será um espaço de trocas inovadoras, rodadas de negócios, painéis inspiradores e networking sustentável, abordando temas como Eficiência Energética e Inovação, Gestão de Resíduos e Economia Circular, Justiça Climática e ESG.
Empresários convidados estarão reunidos com organizações que oferecem ferramentas e estratégias ecoeficientes, além de atrações como Feira Sustentável, espaço de networking de alto nível e compartilhamento de cases de sucesso e boas práticas. Serão três noites de oportunidades para posicionamento de marca e contato direto com soluções inovadoras que otimizam custos e geram impacto positivo.
O Sistema Comércio acredita que o desenvolvimento sustentável é o caminho para o futuro dos negócios na Amazônia. A programação durante a COP 30 é um convite à sociedade e ao setor produtivo para juntos construírem soluções que unem propósito e resultado.
