Sesc Ver-o-Peso inscreve para oficina com Fernando Segtowick
O documentário para além da tradição, aproximando-se da poética. O cineasta Fernando Segtowick trabalhará isso com os participantes da “Oficina de Roteiro e Projeto em Documentário” que ocorrerá de 28 a 30/11, sempre das 09h às 13h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso pela 7ª edição da Mostra Sesc de Cinema – MSDC. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas na Central de Atendimento da unidade ou pelo telefone (91) 98486-1498.
Conhecido por filmes como “Matinta”, “O Reflexo do Lago” e, mais recentemente, como diretor-geral da série “Olhares do Norte - Pará”, Fernando Segtowick é diretor e roteirista de curtas e longas-metragens e séries televisivas, além de vídeos institucionais.
Sobre a expectativa para a oficina ele declarou que espera “que os participantes estejam muito abertos a pensar o documentário como uma forma criativa de audiovisual. Ele não é simplesmente uma reportagem e não é um vídeo institucional ele, na verdade, é um filme como um filme de ficção, mas com outros elementos. É um filme que tem que ter narrativa, personagens, que tem que envolver o público e, obviamente, trazer questões do dia a dia. A construção do documentário é tão complexa quanto a construção da ficção. Então, o que a gente vai discutir na oficina são justamente esses dispositivos, essas ferramentas, os diferentes tipos de documentário, mas muito focados nessa vontade de produzir documentários que saem dos formatos tradicionais”.
O público-alvo são roteiristas, diretores, produtores, estudantes e pessoas que tenham vontade de investigar um pouco mais a linguagem do documentário, estando dispostas a traçar novos caminhos nesse formato. A ação formativa vai aproveitar a oportunidade para abordar também outros formatos como séries de TV e séries de streaming.
Sobre a documentação audiovisual na Amazônia, o cineasta contou que não acredita que tenhamos desafios, mas sim muitas oportunidades de produção. “O documentário, de uma maneira geral, ele é um formato que tem um custo bem menor que o da ficção, mas existem questões como deslocamento e logísticas. Porém, eu acho que além disso, basicamente, o desafio é quebrar esse formato tradicional de achar que o documentário é uma reportagem, ou que é uma coisa institucional em que eu tenho que louvar uma figura, um grupo. Tem-se que entender o documentário como cinema, como forma narrativa e isso a gente ainda tem muito que discutir aqui na Amazônia”, refletiu.
Assim, é importante que as vozes da Amazônia possam contar suas histórias e assumir o protagonismo narrativo. “Eu acho que a gente que está na Amazônia pode começar a tomar conta da nossa produção, já que durante muito tempo a gente foi filmado e registrado por olhares estrangeiros, mesmo do Brasil. A gente tem muita possibilidade de começar a recontar essa história e mudar essa narrativa produzindo o nosso material. Então, esse é um bom momento para a gente poder ter essa produção local. Já está acontecendo há algum tempo, há alguns anos, mas é muito importante que a gente possa aprofundar, avançar nessa produção”, finalizou.
A MOSTRA
Lançada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual. Ela ocorrerá de 28 a 30/11, no Sesc Ver-o-Peso. A programação completa está disponível no site sesc-pa.com.br
SERVIÇO
Sesc Ver-o-Peso inscreve para oficina com Fernando Segtowick
Período: de 28 a 30/11/2024
Horário: das 09h às 13h
Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento da unidade ou pelo telefone (91) 984861498.
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina)
Programação gratuita
Informações: (91) 3084-0472 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)
(91) 4005-9501 (Fale com o Sesc)
E-mail: comunicacao@pa.sesc.com.br
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará