
Sesc Ver-o-Peso comemora 15 anos com muita cultura
Referência na em cultura na capital paraense, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso é um espaço de estímulo à produção artístico-cultural que está presente há 15 anos no cenário local. Para comemorar o aniversário da unidade, uma agenda especial com as múltiplas linguagens foi pensada para esta semana.
CINEMA
No Cine Sesc, a Mostra Retrospectiva do Festival Toró ocorrerá nos dias 03 e 04/04, sempre a partir das 18h, com entrada franca. Ela trará uma seleção de filmes vencedores das oito edições do Festival Toró, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, sempre seguidas de debates. O festival universitário é realizado em parceria com o Sesc no Pará desde sua origem. No sábado (05), às 17h, “Estranho Caminho” será exibido contando com acessibilidade em audiodescrição, libras e legenda em português. A classificação etária é de 14 anos.
LITERATURA
No sábado (05), às 09h30, será realizado o “1º Encontro: Mediação de Leitura para o Público Infantil” abordando o livro “O Dia em que Aprendi a Chamar o Vento”. A mediação será realizada por Joana Chagas e Giselle Griz e integra literatura, música, teatro, poesia e artes plásticas para ampliar a experiência dos participantes.
A atividade inclui a dinâmica "Palavras ao Vento", contação de história acompanhada de música e uma narrativa coletiva. Os leitores participarão de brincadeiras ancestrais, confecção do brinquedo sopra-sopra e uma produção cênica inspirada na obra. O encontro encerrará com a apresentação "Ventania" e a “Ciranda Ancestral: Chamando o Vento”. O projeto “Mediação de Leitura” é uma atividade semanal que ocorrerá todos os sábados, de abril a novembro de 2025, na unidade. As inscrições são gratuitas.
MÚSICA
A Mostra Canto Autoral é um projeto da unidade. Nesta semana ela trará a dupla Ana Clara e Bia Bergman. A apresentação será no dia 03/04, às 19h, com entrada franca.
O show de comemoração do aniversário do Sesc Ver-o-Peso ficará por conta do grupo Lambada Social Club, na sexta-feira (04), às 20h. O grupo nasceu para reverenciar a música amazônica e dois de seus mais tradicionais ritmos: a Lambada e a Guitarrada. A banda tem várias composições autorais como “Égua do Calor’’ que está disponível nas plataformas digitais.
ARTES CÊNICAS
Para os pequenos e para os grandes tem circo na agenda. “O Menor Espetáculo da Terra”, dos Palhaços Trovadores estará no palco do Sesc no espetáculo de aniversário. A programação será 05/04, às 11h. “O Menor Espetáculo da Terra” apresenta uma trupe de cinco palhaços abandonada pelo circo, que seguiu viagem para outras paragens. Sem patrão, os palhaços sentem-se perdidos, desolados na beira da estrada. Para onde seguir, o que fazer? Uma voz onipresente, espécie de superconsciência dos palhaços, fala com eles e com o público, expondo suas fraquezas e mazelas, mas também os estimula a montarem o circo de seus sonhos. Surgem, então, grandes atrações circenses, como a patinadora do gelo, o domador de leões, a contorcionista, o trapezista e o aramista, que são, na realidade, as projeções dos palhaços abandonados.
No domingo (06), às 10h, será a vez de “Magya e Mystério”, do grupo “Folhas de Papel”. O espetáculo é conduzido pelos dois palhaços: Magya, a assistente que se esforça para executar seu papel, mas que por vezes acaba se atrapalhando; e Mystério, o grande mágico que mesmo com as dificuldades empenha-se para manter a pose de mágico glamoroso como os dos grandes circos. Assim, essa dupla de charlatões que dão nome ao espetáculo conduzem o show que hora impressiona o público com os truques mágicos bem executados e hora faz esse mesmo público cair na gargalhada com os números que não saem como esperado.
No mesmo dia, os “Palhaços Trovadores” retornam ao palco com “Musiclown”, às 11h. O espetáculo musical traz canções populares que foram utilizados durante mais de 20 anos em espetáculos do Grupo.
Para todos os espetáculos a classificação etária é livre e o ingresso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil. Os ingressos podem ser retirados 01h antes do início de cada espetáculo na Central de Atendimento do Sesc Ver-o-Peso.
O CENTRO DE CULTURA E TURISMO SESC VER-O-PESO
Instalado em imóveis tombados no coração do centro histórico de Belém do Pará, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso é, há 15 anos, uma unidade vocacionada do Programa Cultura, que oferece atividades nas linguagens de Artes Cênicas, Artes visuais, Literatura, Música e Audiovisual.
Sua sede é composta de dois casarões históricos construídos no final do século XIX e início do XX. Antes de ser adquirido pelo Sesc no Pará, o imóvel havia sofrido um incêndio, além do processo de desgaste e abandono. Todo um trabalho de restauração e preservação foi realizado, de modo a conservar o máximo de características originais do imóvel.
SERVIÇO
Sesc Ver-o-Peso comemora 15 anos com muita cultura
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina)
Programação gratuita
Informações: (91) 98486-1498 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)
(91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará
