Sesc Casa de Artes Cênicas recebe a Mostra Grotesca Gruta
Com oficinas e apresentações, a parceria do Sesc no Pará com o Grupo Circo Matutagem promoverá a Mostra Grotesca Gruta. Ela é focada na comicidade feminina, atravessando trabalhos que dialogam com a cura e autoconhecimento, destacando processos criativos através da bufonaria. Gratuita, a mostra será realizada no Sesc Casa de Artes Cênicas até 06/09.
Na quarta-feira (04), às 19h, Andréa Flores apresentará “Meu poema Imundo”, com encenação e dramaturgia de Wlad Lima. No espetáculo, uma mulher gorda habita um espaço subterrâneo e marginal, em criação cênica e cínica com as cadeiras, cadeias-aberturas de seu mundo imundo, enquanto produz vida à revelia dos padrões esperados na sociedade. Um corpo-obra poética, uma máquina de fazer-poesia, tufão! “Meu Poema Imundo”, convida os espectadores a presenciarem, ao alcance do tato, uma bufa amazônida entre histórias atravessadas por risos ácidos, de uma existência insistente, pesada, descomunal e potente. A classificação etária é livre.
Na noite seguinte (05), será a vez de “A Mulher Festa”, com Antônia Vilarinho (MA), às 19h. “A Mulher Festa” nasce dentro de um caminho sinuoso determinado por andanças e tropeços, ela surge uma mulher aquilombada negra, indígena. Se veste de encanto. Ela se destaca, com a festa abre terreiro no meio do asfalto. No monturo no terreiro que ela sai do lixo deixando a rainha reinar, sendo atravessada pela fabulação do encontro com a malandragem na sua capoeira de mandinga e muito axé. Nesse trabalho transgressor, a filosofia preta de terreiro é aplicada no fazer artístico. Nesse se reinventar renascendo do lixo para a festa a rainha do lixo, nobre sendo coroada. A classificação etária é 16 anos.
Já na sexta-feira (06), às 17h, Ana Marceliano Nunes apresentará “Quem procura cura”. Em seu “consultório de psicologia popular de rua” a bufa Darcy faz consultas e atendimentos duvidosos, de ordem espiritual, psíquica, material e motivacional. É de forma cômica que este ser bufão se revela ao público com a promessa de cura para todos os males. Quando o atendimento ao espectador consulente é mais complicado e a cura exige magia mais poderosa, Darcy recorre ao auxílio de sua mãe, e se ainda assim o caso do espectador consulente não for solucionado pela mãe, Darcy recorre ao auxílio de sua avó, uma cobra coral, chamada Honorata, criatura que um dia já fora humana, mas hoje é encantada em forma de cobra e traz consigo mistérios e saberes mais antigos e poderosos. A classificação etária é livre.
OFICINA
Nos dias 04 a 05/09, das 14h às 19h, Ana Marceliano Nunes realizará a oficina “Isso não é um bufão”. A ação formativa convida os participantes a encontrar seu corpo cômico a partir de um mergulho em suas memórias e em conteúdos pessoais indesejados ou pouco conscientes. Iniciando com jogos improvisacionais e exercícios práticos de cena os participantes serão introduzidos a linguagem da bufonaria e instigados a despertar seu corpo cômico, crítico e desobediente. A oficina é fruto da pesquisa em bufonaria matuta, desenvolvida pela artista há quase uma década, praticando a linguagem em experimentação com a rua. Na oficina estão sistematizadas as práticas improvisacionais de criação desta máscara-corpo, tema da dissertação de mestrado da artista. As inscrições seguem até 04/09, sendo realizadas de forma presencial no Sesc Ver-o-Peso. Elas são gratuitas para trabalhadores do comércio e seus dependentes, R$15,00 para empresários e conveniados e R$ 23,00 para o público em geral.
BATE-PAPO
A programação encerra em 06/09, às 19h, com a roda de conversa "Grotesca Gruta: Comicidade Feminina Visceral”, com Ana Marceliano Nunes, Antonia Vilarinho e Andrea Flores. A classificação etária é livre.
SERVIÇO
Sesc Casa de Artes Cênicas recebe a Mostra Grotesca Gruta
Data: até 06/09/2024
Local: Sesc Casa de Artes Cênicas (Boulevard Castilhos França, 722)
Programação gratuita
Informações:
(91) 98486-1498 (Sesc Casa de Artes Cênicas)
(91) 4005-9501 (Fale com o Sesc)
E-mail: comunicacao@pa.sesc.com.br
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará