
Palco Giratório começa nesta semana
A 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de itinerância de artes cênicas do Brasil, começa nesta semana. Promovida pelo Sesc, ele circulará por diversos espaços da capital paraense. A programação completa pode ser acompanhada no site e nas redes sociais do Sesc no Pará.
DIVAGAR E SEMPRE
Nos dias 08 e 09/05, às 19h, o Teatro Experimental Waldemar Henrique, localizado na Praça da República, será palco do espetáculo "Divagar e Sempre", apresentado pelo grupo Las Cabaças de Santarém (PA). Na história, no meio da floresta, Bifi e Quinan procuram chegar a um lugar utópico e desconhecido, o qual vai se construindo conforme caminham. O espetáculo reflete a amizade da dupla, em que uma quer chegar lá e a outra quer ficar aqui, mas sempre seguindo juntas rumo ao desconhecido.
"Divagar e Sempre" é um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos. Com classificação etária livre, a entrada é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil. O espetáculo contará com acessibilidade em Libras e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo.
PENSAMENTO GIRATÓRIO
Ainda no dia 09/05, às 16h, o Sesc Casa de Artes Cênicas será palco do "Pensamento Giratório: um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Divagar e Sempre". Apresentado pelo Grupo Las Cabaças (PA), o evento propõe um "olhar-reflexão" sobre a criação do espetáculo através de diálogos e vídeos. "Divagar e Sempre" é fruto de nove anos de experimentações cênicas junto às mais diversas plateias, incluindo hospitais, comunidades, praças e improvisos andantes. O evento busca refletir sobre a riqueza do processo criativo, tanto pessoal quanto profissionalmente, e a importância da descentralização das artes cênicas. O encontro com o público que não se encaixa nos moldes tradicionais de palco/plateia pode ser rico, inspirador, poético, feminino e filosófico. Com classificação etária livre, a entrada será gratuita e contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados 01h antes do início da atividade na unidade.
LERYGOU – A PRINCESA DO PITIÚ
O Sesc Teatro Casa Isaura Campos será palco, no dia 10/05, do espetáculo "Lerygou – A Princesa do Pitiú", apresentado pela atriz e palhaça Assucena Pereira. A peça aborda problemáticas que afetam a artista enquanto mulher negra, utilizando o riso e a sátira para se comunicar em meio às vulnerabilidades às quais pessoas negras estão expostas. O espetáculo mostra que é possível misturar política e palhaçaria, discutindo temas como a sexualização do corpo negro, preterimento e racismo através da comicidade. Assucena Pereira utiliza o teatro de rua como base na criação do espetáculo, buscando no riso um lugar onde essas vulnerabilidades possam ser melhor trabalhadas. Através da arte da palhaçaria, a artista trata de problemas que moldam a realidade brasileira atual, principalmente no contexto da pandemia de COVID-19, como o genocídio da população negra e a discussão sobre dívidas históricas da branquitude.
O espetáculo contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na unidade. Com classificação etária de 16 anos, a entrada será gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.
PARTO PAVILHÃO
No dia 11/05, às 19h, será apresentado o espetáculo "Parto Pavilhão" no Teatro Waldemar Henrique. O monólogo discute o encarceramento de mulheres negras e mães no Brasil a partir da perspectiva de Rose, ex-técnica de enfermagem e detenta em uma penitenciária provisória para mães. Ela passa os dias ajudando nos serviços de parto e cuidados com os filhos, até que, durante um jogo da seleção brasileira, vê a chance de organizar uma fuga.
Com nuances de realismo fantástico, o trabalho, com atuação de Aysha Nascimento, direção de Naruna Costa e dramaturgia de Jhonny Salaberg, é livremente inspirado na fuga de um grupo de presas, com seus bebês no colo, do Centro de Progressão Penitenciária do Butantã, em 2009. O espetáculo contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados uma hora de antecedência. Com classificação etária de 14 anos, a entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.
PROGRAMAÇÃO
08 e 09/05, às 19h
Teatro Waldemar Henrique
Espetáculo “Divagar e Sempre”, com Grupo Las Cabaças (PA)
09/05, às 16h
Sesc Casa de Artes Cênicas
Pensamento Giratório: Um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Divagar e Sempre, com Grupo Las Cabaças (PA)
10/05, às 19h
Sesc Teatro Casa Isaura Campos
Espetáculo “Lerygou – Princesa do Pitiú”, com Assucena Pereira (PA)
11/05, às 19h
Teatro Waldemar Henrique
Espetáculo “Parto Pavilhão”, com Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg (SP)
SERVIÇO
Palco Giratório começa nesta semana
Programação gratuita
Informações: (91) 4005-9501, 4005-9504 e 98157-7271 (WhatsApp) - Fale com o Sesc
Site: sesc-pa.com.br
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará
