
Cinema Africano Contemporâneo projetado no Sesc Ver-o-Peso
Celebrando a cultura, a ancestralidade e as narrativas do continente, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em uma colaboração com a Casa de Estudos Brasil-África, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Aliança Francesa Belém, está promovendo, até 10/11, a Semana de Cinema Africano, integrando a “Ancestralidade Africana”, programação do Mês da Consciência Negra.
O professor Dionisio Baró, da Casa Brasil-África da UFPA, contou que “curadoria foi feita pensando nos objetivos que defendemos na Casa Brasil-África, que é a divulgação de elementos da cultura africana e dos afrodescendentes. Nós fazemos pesquisas, atividades culturais, exposições, damos aulas sobre a história da África e há vários anos fazemos o Festival de Cinema Africano, porque para nós os filmes são um complemento necessário para o ensino da história e da cultura africana”.
Dramas e temas históricos que têm a ver com o passado africano, como a luta pela independência estão entre as temáticas apresentadas na maior variedade possível de gêneros cinematográficos. Além disso, uma sessão especial foi reservada aos pequenos, trazendo animações e histórias fantásticas do continente.
"Temos um horário para as crianças exclusivamente, pensando em que possam ter uma oportunidade de conhecer uma estética diferente da de Hollywood. É uma nova maneira de ver a vida, de ver nossos antepassados, nossos ancestrais, que são da África também. E nesses filmes as crianças ficarão em contato com as lendas, com a história e verão também questões gerais, como o mundo fantástico, conhecerão de princesas, guerreiros, sortilégios, coisas que costumamos assistir nos contos infantis, mas, agora, poderão ver que na África também tem reis, tem guerreiros, tem princesas”, destacou.
O Sesc Ver-o-Peso busca realizar parcerias que incentivem o acesso e o debate sobre os mais diversos tipos de cultura e a Semana de Cinema Africano é um exemplo disso. “Já tínhamos feito várias semanas de cinema antes da pandemia e tivemos que interromper, mas a partir de agora espero que se mantenha esta relação de trabalho tão bem-sucedida entre a Casa Brasil África da Universidade Federal do Pará, o Sesc Ver-o-Peso e a Aliança Francesa. O sucesso está garantido com esse trabalho conjunto", finalizou.
A programação segue até 10/11. Entre os dias 06 e 09, as sessões ocorrerão em três horários: 15h, 17h e 19h, enquanto no domingo, dia 10, haverá uma sessão especial pela manhã, às 10h. A agenda completa está no site sesc-pa.com.br.
