Cultura

Arte da Palavra traz ao Pará encontro entre Roberta Cirne e Fábio Quill para discutir criação, memória e histórias em quadrinhos

Deborah Cabral Rabelo
Sesc Ver-o-Peso — Belém
29 de setembro de 2026
Compartilhar:
Arte da Palavra traz ao Pará encontro entre Roberta Cirne e Fábio Quill para discutir criação, memória e histórias em quadrinhos


O Sesc no Pará realiza, em outubro, mais uma edição do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto nacional que desde 2018 promove a formação de leitores, incentiva o acesso à literatura e fortalece o intercâmbio entre diferentes expressões literárias brasileiras. Por meio dos circuitos de Autores, Oralidades e Criação Literária, a iniciativa leva escritores, artistas e mediadores culturais a diversas regiões do país, ampliando o acesso à cultura e contribuindo para a democratização da leitura e da produção literária.

Dentro da programação, o público paraense receberá o bate-papo “Do traço à palavra: a trajetória de Roberta Cirne e Fábio Quill”, reunindo dois artistas que têm nos quadrinhos e nas narrativas visuais um importante campo de criação, pesquisa e expressão cultural. A atividade passará por Belém, Altamira e Santarém, promovendo momentos de troca entre artistas, estudantes, leitores, educadores e interessados no universo das histórias em quadrinhos.

Durante o encontro, os convidados compartilharão experiências relacionadas aos processos criativos, aos desafios da profissão, às referências que influenciam suas produções e ao papel dos quadrinhos como ferramenta de educação, preservação da memória e construção de identidades culturais. A conversa também abordará a força das narrativas visuais como meio de democratização do conhecimento e de aproximação entre diferentes públicos e manifestações culturais.

A atividade propõe reflexões sobre a potência dos quadrinhos como linguagem contemporânea capaz de conectar gerações, registrar histórias, estimular o pensamento crítico e ampliar o interesse pela leitura.


ROBERTA CIRNE

A convidada Roberta Cirne, de Pernambuco, é quadrinista, pesquisadora e professora, reconhecida por trabalhos que dialogam com a memória, a cultura popular e o folclore nordestino. Suas obras valorizam personagens, lendas e elementos da identidade cultural pernambucana, contribuindo para a preservação e difusão dessas narrativas por meio da linguagem das HQs. Sua trajetória une produção artística, pesquisa e formação de novos leitores.


FÁBIO QUILL

Ao lado dela estará Fábio Quill, artista visual cuja produção transita entre o grafite, o muralismo, a literatura e as narrativas gráficas. Com uma carreira marcada pelo diálogo entre arte urbana e criação literária, Quill desenvolve trabalhos que exploram as relações entre imagem, território, identidade e memória, expandindo os limites da narrativa gráfica para diferentes suportes e linguagens artísticas.


Belém

  • Data: 5 de outubro de 2026

  • Horário: 19h

  • Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso

Altamira

  • Data: 7 de outubro de 2026

  • Horários: (Sesc em Altamira) e 19h (Auditório da UFPA)

Santarém

  • Data: 9 de outubro de 2026

  • Horários: 15h e 19h

  • Local: Sesc em Santarém


SERVIÇO

Arte da Palavra traz ao Pará encontro entre Roberta Cirne e Fábio Quill para discutir criação, memória e histórias em quadrinhos

Entrada gratuita

Informações: (91) 4005-9501 (WhatsApp) - Fale com o Sesc

Site: sesc-pa.com.br

Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!