
Sistema Comércio e Sistema Transporte juntos na COP30
O Sistema Comércio - CNC, Fecomércio Pará, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac e o Sistema Transporte (CNT/SEST SENAT/ITL) estarão unidos na COP30, promovendo uma programação gratuita e aberta ao público no Sesc Doca. A iniciativa reforça o compromisso das duas entidades com o desenvolvimento sustentável e a promoção de ações educativas e culturais voltadas para a conscientização ambiental.
Durante o evento, serão realizadas atividades que incluem palestras, oficinas, exposições e experiências interativas, com foco em temas como consumo consciente, preservação ambiental e inovação sustentável. A programação busca engajar a sociedade e ampliar o debate sobre os desafios climáticos globais, conectando o público local às discussões internacionais da COP30.
A parceria entre o Sistema Comércio e Sistema Transporte é estratégica e simbólica: une dois setores fundamentais da economia brasileira: comércio e transporte. Ao escolher a unidade do Sesc Doca como palco das atividades, as entidades reforçam o papel da instituição como agente transformador, capaz de mobilizar comunidades e promover conhecimento acessível e de qualidade.
A COP30 será realizada em Belém e a presença ativa do Sistema Comércio e do Sistema Transporte representa um marco importante na articulação entre o setor produtivo e as pautas ambientais, mostrando que o desenvolvimento econômico pode, e deve, caminhar lado a lado com a preservação do planeta.
ESTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
Organizada pelo Sistema Transporte, a Estação do Desenvolvimento será o local de networking e debate dos setores produtivos. O espaço funcionará na Green Zone e favorecerá o protagonismo do transporte e dos seus parceiros no principal evento global sobre o clima. Tanto o espaço quanto a programação cultural contam com patrocínio da MoveInfra, ABAC, ATP e Gol. Além disso, conta com correalização do Ministério das Cidades, Ministério de Portos e Aeroportos e Ministério dos Transportes. A Estação tem apoio do Pacto Global da ONU, do Instituto Ethos, do SLOCAT, da Íris, da Childhood Brasil, da OIE, do CEBDS, da ABANI, da MWM/A Geradora e do TikTok.
JAMBU ARENA
Será o coração pulsante dessa programação cultural do Sistema Comércio, com shows, oficinas, experiências imersivas e ações paralelas que conectam cultura, lazer e sustentabilidade. A Jambu Arena trará ao Sesc Doca grandes nomes da música paraense e brasileira, como Fafá de Belém, Dona Onete, Manoel Cordeiro, Lia Sophia, Fruta Quente, Warilou, entre outros. Haverá também encontros de carimbó, apresentações de DJs e grupos tradicionais que celebram o ritmo e a identidade da região.
HUB DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
O Sistema Comércio também terá um ambiente para tratar os interesses do empresariado, promovendo oportunidades concretas de conexão, aprendizado e inovação durante a COP30. O Hub de Negócios Sustentáveis é uma iniciativa voltada ao setor produtivo, que se traduz em encontros exclusivo para empresários. As atividades ocorrerão todas as quartas-feiras, de 03 a 21 de novembro, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.
