Música do Pará em circulação nacional com o Sonora Brasil do Sesc

Música do Pará em circulação nacional com o Sonora Brasil do Sesc

Promovido pelo Sesc desde 1998, o Sonora Brasil é um projeto que apresenta e difunde programações musicais em todo o país. No período de 2024/2025, a temática “Encontros, Tempos e Territórios” propõe um aspecto fundamental do projeto, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. E este ano, o Pará, representando a região Norte, circulará pelas regiões do Brasil com os artistas Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro. 

Pai e filho, Manoel e Felipe Cordeiro colaboram constantemente com a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada, carimbó à música eletrônica e pop. Serão três circuitos este ano no Sonora Brasil: Norte, Nordeste e Sul. A dupla paraense tocará nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Rio Branco. “É muito interessante isso nesse projeto do Sesc, da gente conhecer a música de outros lugares. A gente vai sair do Acre para Salvador, passando por um bocado de lugares. É uma oportunidade importantíssima da gente ter contato com a nossa música e, também, reforçar e reafirmar o conceito de música amazônica, de música da Amazônia”, refletiu Manoel Cordeiro sobre a importância do Sonora Brasil realizado pelo Sesc. 

“É um projeto muito bonito e que causa muita expectativa na gente. A gente vai tocar em lugares em que não é muito comum ou fácil de tocar, estamos indo para os outros lados da Amazônia. A gente toca muito por aqui pelo Pará e agora nós vamos tocar em Rondônia, Acre e em alguns lugares do Nordeste. Então a gente está bem feliz e bem empolgado. Tinha tempo em que eu e o papai não fazíamos uma turnê juntos, tocando muito seguidamente, e estamos felizes de estarmos juntos”, acrescentou Felipe. 

Sobre a expectativa para a circulação nacional, Manoel Cordeiro declarou que uma coisa que nos deixa muito motivados é afirmar que nós fazemos música popular brasileira feita na Amazônia. Nós não somos exóticos e essa oportunidade de falar e mostrar isso é fantástica”. 

"Encontros, Tempos e Territórios", destaca o diálogo entre tempos e territórios na criação musical. Manoel e Felipe têm o laço de parentesco e também são representantes de duas gerações da música paraense. “Somos pai e filho, mas somos, sobretudo, duas gerações com vivências complementares de música. A gente já expressa isso nos nossos trabalhos solo, mas quando a gente está junto isso fica bem mais presente”, finalizou Felipe. 

 

SONORA BRASIL 

A música é uma forma de expressão e comunicação, capaz de despertar sentimentos e emoções. Ela conecta pessoas, territórios, culturas e gerações. É um meio para desenvolver habilidades, preservar conhecimentos e ampliar experiências estéticas e criativas. A partir desta premissa, o Sonora Brasil é um projeto que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira. Ele faz parte da proposta de desenvolvimento das artes, com enfoque na valorização, na preservação e na difusão do patrimônio cultural brasileiro. Em 2024, cinco duplas circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e as outras cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ao todo o projeto passará por 56 cidades realizando um total de 214 apresentações. 

Saiba tudo o que o Sesc Pará oferece.

Tudo é mais prático com um App.
Baixe agora!