Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Projeto Identidade Brasilis

 

O Identidade Brasilis é um Projeto que se constitui sob a égide de uma plataforma de ações educativas, em que vetores afirmativos e formativos são ativados por meio da produção artístico-cultural de pessoas negras e indígenas. O Projeto Sesc Identidades Brasilis trata da articulação de caminhos que visam suscitar questionamentos, fazer conhecer as produções artísticas, dialogar sobre questões referentes às memórias das sociedades originárias e afrodiaspóricas, discutir e problematizar as construções históricas que legitimaram a colonização desses dois grupos ao longo dos séculos de formação do país. A parceria desta ação é proposta pelo projeto Identidade Brasilis do departamento Nacional do Sesc realizado pelo DRPA na unidade do Sesc Castanhal junto ao Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus, da produtora Cine Diáspora e também junto ao Coletivo Cine de Rua, de Castanhal - Pará. 

O Cine Diáspora, é uma produtora audiovisual independente, formada em 2019 pela cineastas Luana Peixe e o cineasta Rafael Ferreira, com foco voltado para produções audiovisuais negres. Ao longo desses três anos, a produtora realizou festivais, mostras, oficinas, distribuiu e produziu produções audiovisuais. O projeto CINE DE RUA surge me 2019 com o intuito de democratizar o cinema realizando sessões gratuitas em espaços públicos no distrito do Apeú. Parte da necessidade de valorizar o audiovisual na cidade, a partir da ocupação de espaços públicos. O objetivo do projeto é possibilitar o acesso a informações e reflexões sobre diferentes temáticas como: relações étnico-raciais, feminismo, consciência de classe, respeito diversidade de gênero, sexualidade e meio ambiente. Desenvolver processos alternativos de ensino e aprendizagem com a comunidade. proporcionando lazer e reflexão em um único espaço. 

Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, o Sesc Pará pelo Projeto Identidade Brasilis, junto ao Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus e o Coletivo Cine de Rua apostarão em formações pouco oferecidas no estado do Pará, o que causa falta de profissionais locais. Do dia 27 ao dia 30 de setembro serão oferecidas as seguintes formações em: assistência de direção, direção de produção e assistência de produtor executivo, teremos ainda exibição de filmes e debates com mediação do Coletivo Cine de Rua. 

As ações formativas serão preferencialmente para pessoas negras e indígenas com inscrições até 23 de setembro de 2022, totalmente gratuitas. A confirmação de inscrição será enviada para e-mail disponibilizado pelo candidato na ficha de inscrição até 24 de setembro de 2022.  

As exibições de filmes e debates serão livres para todos os públicos.  

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

AÇÕES FORMATIVAS:  

- ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO - DE 27 A 30 DE SETEMBRO - DAS 16H ÀS 19H - TOTAL 12H  

Assistente de Direção é quem está sempre ao lado da direção do filme na preparação do set. Controla todos os setores para que tudo esteja pronto na hora de filmar. Seu trabalho começa desde o detalhamento plano a plano do roteiro, na etapa de pré-produção. 

Facilitadora: Suelen Cristina Nino Fernandes - Graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará (2018) e mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: jurídico, audiovisual, universitário e festival. 

Assuntos a serem abordados:  

- O assistente de direção e sua relação com outros departamentos e sua importância na produção cinematográfica;  

- Análise técnica, Plano de Filmagem, Visitas Técnicas, Ordem do dia de Pré-produção;  

- Ordem do dia, trabalho do assistente de direção no SET de filmagem, trabalho com a figuração. 

INSCRIÇÕES AQUI 

 

 

- DIREÇÃO DE PRODUÇÃO - DIA 27 DE SETEMBRO DAS 14H ÀS 16H - TOTAL 2 HORAS  

A masterclass tem o objetivo de promover uma conversa sobre o trabalho do Diretor(a) de Produção, desde o planejamento até a entrega de um projeto de produção independente. Irão ser abordadas as principais demandas deste profissional, trazendo uma breve apresentação do decupe de roteiro, orçamento, produção em set e prestação de contas simplificado de um projeto audiovisual.  

Facilitadora: Tayana Pinheiro Amaral - Atualmente sou Coordenadora de Produção Executiva do grupo econômico Clarté e Marahu, onde realizo desde o planejamento, organização, prestação de contas e finalização de projetos cinematográficos, coordenando o projeto Marahu Lab, iniciativa de formação audiovisual para profissionais do norte do país que foi contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA de 2018.  

Assuntos a serem abordados: 

- Como fazer um decupe orçamentário de um roteiro;  

- Planejamento de uma produção em set;  

- Como realizar a prestação de contas simplificada de uma produção independente. 

INSCRIÇÕES AQUI 

 

 

FALANDO ATRAVÉS DAS IMAGEN - DIA 30 DE SETEMBRO DAS 14H AS 16H - TOTAL 2 HORAS  

Escolher as imagens que vão compor seu filme é uma tarefa que necessita de muita inspiração e criatividade, todo elemento que aparece em um quadro, está ajudando a contar a história do filme. Em imagem cinematográfica, vamos analisar cenas de filmes e fotos, para pensar como utilizar o melhor cenário, a melhor luz e as melhores cores para contar nossas histórias, como fazer seu filme falar através das imagens.

Facilitador: Rafael Ferreira - Diretor da produtora Cine Diáspora, em Belém do Pará, conselheiro da APAN (associação dxs profissionais negrxs do audiovisual) e gerente de licenciamento e suporte no streaming TODESPLAY. 13 anos no audiovisual, trabalhou em cerca de 8 filmes, 7 curtas e 1 longa, premiado na UNESCO com menção honrosa em 2018, foi coordenador também dos festivais, Cinerada, Festival TV Caiçara e Festival Zélia Amador de Deus.

INSCRIÇÕES AQUI

 
INSCRIÇÕES PREFERENCIALMENTE PARA PESSOAS NEGRAS E INDIGENAS 

 

 

EXIBIÇÕES DE FILMES E DEBATES  

Exibições de Filmes (ao ar livre) – III Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus e Roda de conversa com Rafael Ferreira e Kauê Bentes, com Mediação de Raissa Cardozo.  

DATA: 30 de setembro de 2022 

LOCAL: Vila do Apeú - na Avenida Barão do Rio Branco – Próximo a Subprefeitura do Apeú.  

HORARIO: 19H 

EVENTO GRATUITO 

Exibições de Filmes selecionados pelo III Festival de Cinema Negro Zélia Amador com gira de ideias entre Produtores do Festival, o Coletivo Cine de Rua e será aberto para quem desejar participar presencialmente da programação. A programação conta com o apoio da subprefeitura do Apeu.  

A Mediação será feita por Raíssa Cardozo que é Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFPA. A mediadora participou dentro do ambiente acadêmico de projetos que buscavam levar a linguagem cinematográfica à juventude das periferias de Belém. Atuou também como educadora social na Semas-Castanhal, onde desenvolveu oficinas de stopmotion e atividades de cineclubismo, além do trabalho lúdico educativo voltado ao ensino da educação social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Coordena os projetos Quilombo em Foco e Vozes da Juventude de Castanhal, ambos pensados sobre a perspectiva do ensino do audiovisual para jovens. Na área de realização cinematográfica pode passar pelos diversos departamentos de criação, atuando na direção, roteiro, produção, fotografia, edição e continuidade.   

A conversa contará com a participação de Rafael Ferreira que é Diretor da produtora Cine Diáspora, em Belém do Pará, conselheiro da APAN (associação dxs profissionais negrxs do audiovisual) e gerente de licenciamento e suporte na streaming TODESPLAY. 13 anos no audiovisual, trabalhou em cerca de 8 filmes, 7 curtas e 1 longa, premiado na UNESCO com menção honrosa em 2018, foi coordenador também dos festivais, Cinerada, Festival TV Caiçara e Festival Zélia Amador de Deus. Também vamos contar com a Participação de Kauê Bentes que é do Coletivo Cine de Rua de Castanhal – PA, que é artista do audiovisual, iniciou sua pesquisa em arte com a fotografia, posteriormente migrou para a produção audiovisual, com foco em produções colaborativas e experimentando novas possibilidades dento da produção audiovisual com a linguagem do vídeo mapping.  Já produziu diversos videoclipes, curtas, videoarte e documentários de forma colaborativa e independente. Atua como VJ desde 2014, já projetou em festivais como, SSA Mapping (BA) e Festival Amazônia Mapping (PA). Atualmente pesquisa sobre projeções reativas aos movimentos.  

 

 

Publicado em: 23/09/2022

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
CNJP: 03.593.364/0001-10
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
(91) 4005-9501
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos:

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados