Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc realiza Projeto nacional Dois Brasis: arte e pensamento negro

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove este ano uma ampla reflexão em torno da identidade brasileira e as relações entre os diferentes grupos étnicos que constituem o país. O projeto Dos Brasis: arte e pensamento negro é parte do programa Arte Sesc e foi lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de pesquisar, fomentar e difundir a produção artística, intelectual e visual contemporâneas de artistas e pesquisadores afro-brasileiros. As ações se desdobram em debates, palestras, rodas de conversa e na residência artística on-line “Pemba: Residência Preta” que ocorre com a participação de artistas, educadores, curadores e críticos de todos os estados brasileiros. Como resultado, o projeto lançará em 2023 publicações, materiais educativos e uma exposição que terá a sua primeira montagem no Sesc Belenzinho (SP), antes de itinerar por unidades do Sesc em todo Brasil.

No Sesc no Pará, como uma das ações do projeto, será realizada na próxima quinta-feira, 11/08, às 18h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, uma Roda de Conversa com os curadores do projeto, Igor Simões (professor Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS) e Lorraine Mendes (Doutoranda em História e Crítica da Arte no PPGAV-UFRJ). Eles irão conversar com artistas, pesquisadores e educadores negros que vivem e trabalham no Pará e compartilham aspectos relevantes das pesquisas e vivências realizadas até o momento no âmbito do projeto. 

 

      

Sobre os convidados:

Igor Simões é Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS, professor adjunto de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS), membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, do Núcleo Educativo UERGS-MARGS, do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS e também do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. É autor da tese Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira.

 

Lorraine Mendes é graduada em Artes e Design pela UFJF, mestra em História pela mesma instituição e atualmente é doutoranda em História e Crítica da Arte no PPGAV-UFRJ, onde desenvolve sua pesquisa sobre as representações do negro e da negritude na história da arte branco-brasileira e os projetos de Nação, realizando uma revisão do arquivo de imagens que formam a ideia de Brasil a partir da agência poética negra contemporânea. Inicia-se na docência no ano de 2017, tendo sido professora substituta do Departamento de Teoria e História da Arte da EBA-UFRJ entre 2019 e 2021. Tem realizado curadorias em feiras, galerias e instituições de arte nacionais e internacionais como desdobramentos de sua pesquisa.

 



SERVIÇO:

Dos Brasis | Etapa Paraense - Roda de conversa
Data: 11/08/2022 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso ( Av. Boulevard Castilhos França 522/523 em frente a Estação das Docas)
Entrada Gratuita
Informações: (91) 4005-9583 (Fale com o Sesc)
                          (91) 3084-0472 (Sesc Ver-o-Peso)

                          (91) 4005-9584 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)

E-mail: comunicacao@pa.sesc.com.br
Site: www.sesc-pa.com.br  
Facebook: 
Sesc Pará
Instagram: @sesc_pa
Youtube: youtube.com/sescnopara

 

 

Publicado em: 05/08/2022

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
     (91) 4005-9583
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados