Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc em Marabá recebe mostra itinerante da Bienal das Amazônias

 

A Bienal das Amazônias vai chegar à cidade de Marabá, no sudeste do Pará. De 22 de junho a 17 de agosto, o Sesc em Marabá inaugura a itinerância do projeto com um recorte expositivo da primeira edição, que ocorreu em Belém e que contou com trabalhos de 123 artistas da Amazônia brasileira dos oito países da Pan-Amazônia e da Guiana Francesa. A cerimônia de abertura será no dia 21 de junho, às 19h, com entrada franca. Mais informações podem ser encontradas no site sesc-pa.com.br e no perfil @bienalamazonias no Instagram. 

A presidente do Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), Lívia Condurú, ressalta que Marabá é uma cidade emblemática. Por isso, afirma ela, abre a itinerância 2024. “Marabá é uma cidade de grande valor histórico e cultural para a Amazônia brasileira, porta de entrada para muitos migrantes de outras regiões do país, para além de ser terra escolhida por importantes artistas amazônidas para residirem e produzirem. Portanto, faz sentido para a Bienal das Amazônias iniciar sua itinerância pela Amazônia por Marabá”, diz. 

No dia 22/06, das 09 às 12h, também no Sesc em Marabá, ocorrerá a primeira ação pedagógica da temporada que reunirá, em uma mesa-redonda, a curadora Vânia Leal e os artistas locais Marcone Moreira, Armando Queiroz e Jairon Gomes. Com o tema “Tocantins e Itacaiúnas: encontro cósmico de rios”, a programação terá entrada franca. 

Durante a passagem pelo Sesc em Marabá, mediadores vão receber o público visitante para apresentar os trabalhos sob a ótica da interatividade. Também será possível agendar visitação de grupos de escolas, ONGs e universidades. 

Uma intensa programação vai movimentar os agentes culturais da cidade com rodas de conversas e palestras com pesquisadores e artistas. “A ideia é que, todo sábado, ocorram rodas de conversa e programações diversas para o público”, explicou o coordenador pedagógico da Bienal, Emerson Caldas. 

 

SOBRE 

A exposição itinerante, com início no Sesc em Marabá, consolida a proposta da Bienal das Amazônias de pensar a região com todas as suas complexidades e abraçar as comunidades, tendo como propósito a transformação social por meio da arte. Além de Marabá, a Bienal itinerante vai até Manaus (AM), Macapá (AP), Boa Vista (RO) e São Luís (MA). O recorte é das curadoras Keyna Eleison e Vânia Leal. 

A itinerância é patrocinada pelo Nubank e Shell, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A primeira edição teve patrocínio do Instituto Cultural Vale também via Lei de Incentivo. 

 

SERVIÇO 
Sesc em Marabá recebe mostra itinerante da Bienal das Amazônias   
 
Abertura: 21/06/2024, às 19h 
Período de visitação: 22/06 a 17/08/2024 
Funcionamento: segunda a sexta, das 08 às 20h, e sábados e domingos, das 08 às 12h 
Local: Sesc em Marabá (Av. Transamazônica, 1925 - Centro) 
 
Informações: (94) 3324-4344 (Sesc em Marabá)  
                         (91) 4005-9501 (Fale com o Sesc)  
                         (91) 4005-9587 (Gerência de Comunicação do Sesc no Pará)  
  
Site: sesc-pa.com.br  
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará

 

Publicado em: 20/06/2024

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
CNJP: 03.593.364/0001-10
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
(91) 4005-9501
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos:

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados