Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc realiza lançamento livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura

 

Considerado um dos mais importantes prêmios literários do país na descoberta de escritores inéditos, o Prêmio Sesc de Literatura, lançado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em 2003, identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Na edição de 2021, os vencedores do prêmio foram o paraense Fábio Horácio-Castro, com o romance “O réptil melancólico”, e o pernambucano Diogo Monteiro, com a coletânea de contos “O que a casa criou”. E para fortalecer esse vínculo com a literatura, o Sesc promove presencialmente na capital paraense a cerimônia de lançamento dos livros premiados, nesta quarta-feira (17/11), às 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, com a presença do autor paraense ganhador. A entrada é franca.

Neste ano o prêmio recebeu 1.688 inscrições de livros, sendo 850 na categoria romance e 838 em conto. E o  Pará teve mais de 70 inscritos no prêmio e, pela terceira vez, um ganhador. A origem dos autores ganhadores reafirma o estímulo à diversidade por parte do Prêmio e sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do país. Os livros dos dois vencedores serão publicados em outubro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

O Pará foi uma das subcomissões de curadoria, sendo que os avaliadores    da primeira fase do concurso foram os escritores Daniel da Rocha Leite, Luciana Brandão Carrera, Saulo Sisnando, Marcos Samuel da Costa e a jornalista Camila Simões.

Além de incluir os autores em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares, e ainda será distribuído para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

No evento, haverá uma fala virtual do autor pernambucano ganhador Diogo Monteiro, leitura de trecho dos livros vencedores e, em seguida, um bate-papo presencial com o autor paraense vencedor Fábio Horácio-Castro sobre a sua obra, com a mediação do escritor e professor da Universidade Federal do Piauí, Hermes Veras.

Há 18 anos, o Prêmio Sesc de Literatura revela anualmente dois escritores, sempre nas categorias Romance e Conto. Nesse período, se tornou uma das mais importantes premiações do país, ao oferecer oportunidades a novos escritores contribuindo para impulsionar a renovação no panorama literário brasileiro. O Prêmio é considerado referência por críticos literários, escritores brasileiros e visto como porta de entrada para o mercado editorial do país.

 

Sobre os livros vencedores

O réptil melancólico fala de colonialidade, colonialismo e colonização. De questões de identidade e pertencimento. Dos sentidos e das narrativas da história. Das alegorias sobre a Amazônia e da Amazônia como alegoria. A narrativa parte do retorno de Felipe para sua cidade, após longa estadia fora do país. Ele seguira para o exílio na primeira infância, levado por sua mãe, militante política perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro. Nesse processo de retorno, reestabelece contato com sua família paterna, particularmente com seu primo Miguel, que está fazendo o processo oposto: o de partir da cidade.

 

O que a casa criou é um livro sobre o espanto. Todos os seus 16 contos, inclusive o que dá nome ao volume, tratam de alguma forma sobre a possibilidade de encontrar o inusitado a qualquer momento, na virada de uma esquina ou no abrir de uma porta. São histórias sobre a fragilidade do real e do nosso confortável conceito de realidade, e sobre como a quebra dessa normalidade age sobre pessoas, lugares e coisas.

 

Sobre os autores

Fabio Horácio-Castro, paraense e jornalista de formação, tem 52 anos, é professor universitário e venceu com o romance O réptil melancólico. “É a minha primeira participação no Prêmio Sesc e não esperava vencer na categoria. Escrevo mais sobre pesquisas relacionadas ao Amazonas. Como eu tinha um projeto deste livro, aproveitei o isolamento da pandemia, finalizei a obra e me inscrevi. Fiquei muito contente com o retorno”, comemora.

Já o pernambucano Diogo Rios Monteiro, de 43 anos, também é jornalista e atua com pesquisa de opinião e estratégia. Ele venceu com a coletânea de contos O que a casa criou. “Sempre escrevi e participava de algumas coletâneas, mas nunca tinha pensado no Prêmio. Este ano, tive um livro infanto-juvenil publicado pela primeira vez, o Relógio de Sol. Agora, será a segunda vez que coloco uma obra para o público com o Prêmio Sesc, na categoria conto”, destaca.

 

O Prêmio Sesc de Literatura hoje figura ao lado das maiores premiações nacionais. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, parceira do Sesc no projeto.

 

Mais informações em www.sesc.com.br/premiosesc 

 

Serviço:

Lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2021

Data: 17/11/2021

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso *(Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina/ Belém-PA)

Entrada Franca

Informações: (91) 4005-9583 (Fale com o Sesc)

                       (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)

comunicacao@pa.sesc.com.br

www.sesc-pa.com.br

Facebook: Sesc Pará

Instagram: @sesc_pa

Youtube: youtube.com/sescnopara

 

 

 

 

 

Publicado em: 11/11/2021

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
CNJP: 03.593.364/0001-10
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
(91) 4005-9501
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos:

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados