Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Palco Giratório apresenta espetáculos e bate papos virtuais

 

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna com o projeto Palco Giratório, mas agora em formato digital. A 23ª edição, terá transmissões de espetáculos e pensamentos giratórios pelo canal do youtube do Sesc, além de intercâmbio cultural entre os grupos e público pela plataforma teams.

No Pará, as transmissões iniciaram em outubro e continuam em novembro, trazendo no dia 11/11, às 10h, para o canal do Sesc Pará no youtube (youtube.com/sescnopara), o Pensamento Giratório com Coletivo Preto, do Rio de Janeiro, falando sobre o espetáculo “Boquinha...E assim Surgiu o mundo”, com Mediação de Alana Lima (PA). E, no dia 12/11, às 19h, será transmitido o espetáculo “Calafeto” do Zecas Coletivo de Teatro (PA). C-A-L-A-F-E-T-O: Calar o feto; Calar afeto; Calafetagem: ato, processo ou efeito de calafetar; calafetação, calafetamento; Calafetar: vedar uma superfície para impedir a passagem de líquidos ou de ar.  Devido a um telefonema, por conta de uma demissão, a vida de Xaréu, Maria e Algodão, uma família nascida e criada em Soure, na Ilha do Marajó, passa por uma completa reviravolta: Desencadeia memórias, traumas e preocupações com o futuro da família, que enfrenta dificuldades em razão dos recortes sociais nos quais estão inseridos. A trama se desenrola em meio aos sons de ondas que se quebram, de motores de barcos a ir e vir e de martelos de um calafate, que se mesclam em uma atmosfera cercada pelo racismo, machismo e violência psicológica - problemáticas que ainda hoje seguem sendo naturalizadas em nossa sociedade.

A programação ainda continua no dia 13/11, às 10h, com o intercâmbio Cultural entre o Coletivo Preto (RJ) e o Zecas Coletivo de Teatro (PA) com Mediação de Alana Lima, pela plataforma Microsoft Teams. Será um encontro entre um grupo do Palco Giratório e um grupo local para troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos. Ambos os grupos irão assistir aos espetáculos uns dos outros compartilhando assim reflexões sobre o fazer artístico. Quem quiser participar desse intercambio é só se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZwohH5jRyQIsyaZAo33lq1W3Enbhddm9Rqb0K0-pvJ9548Q/viewform

Os espetáculos foram selecionados por uma curadoria nacional e permanecerão nos canais da Instituição até janeiro de 2022. Entre as apresentações do Festival Digital Palco Giratório estão os espetáculos de grupos como Grace Passô, Cia Lumiato, Lume Teatro, Cia Nós No Bambu, Grupo Bagaceira de Teatro.  

O Palco Giratório contemplará 190 horas de oficinas, 97 debates (pensamentos giratórios) e 132 intercâmbios, todos em modo remoto e relacionados aos 17 espetáculos do circuito nacional. Serão disponibilizadas também 131 apresentações de grupos regionais, que ficarão disponíveis até novembro, também de forma online.  

“A nossa expectativa é promover a conexão entre os meios digitais de difusão da cultura em ações locais, porque ainda temos medidas de isolamento em muitas cidades. Temos certeza de que o projeto vai dinamizar diversos setores da economia criativa, gerando trabalho e renda para as pessoas que impulsionam as artes cênicas no país, sobretudo neste momento de crise, ampliando ainda mais o papel social do Sesc.  Oferecer à sociedade uma programação totalmente renovada ajuda a dar visibilidade àqueles trabalhos que se destacaram durante o ano pela qualidade técnica e pela capacidade de expressar questões contemporâneas”, explica Raphael Vianna, analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação.  Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história.

A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.   

 

 

Serviço:

Canal do Sesc no Youtube

Palco Giratório

 

Pensamento Giratório com Coletivo Preto (RJ)

Data: 11/11/2021

Horário: 10h

 

Espetáculo Calafeto” do Zecas Coletivo de Teatro (PA)

Data:12/11/2021

Horário: 19h

Canal: youtube.com/sescnopara

 

Intercâmbio Cultural entre o Coletivo Preto (RJ) e o Zecas Coletivo de Teatro (PA)

Data:13/11/2021

Horário: 10h

Canal: Microsoft Teams

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZwohH5jRyQIsyaZAo33lq1W3Enbhddm9Rqb0K0-pvJ9548Q/viewform

 

Informações: (91) 4005-9583 (Fale com o Sesc)

                       (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)

comunicacao@pa.sesc.com.br

www.sesc-pa.com.br

Facebook: Sesc Pará

Instagram: @sesc_pa

Youtube: youtube.com/sescnopara

 

 

Publicado em: 10/11/2021

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
     (91) 4005-9583
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados