Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc divulga contemplados no Incentivo Imagens Cotidianas 2021

 

O dia-a-dia paraense, em suas variadas expressões artísticas, é o tema do projeto Imagens Cotidianas - Incentivo às Artes Visuais e Fotografia 2021, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará, por meio do Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

Esta ação faz parte da programação cultural e educativa desenvolvida na instituição, referenciada no acervo "Máquinas para filosofar", composto por 89 máquinas fotográficas e outros equipamentos manufaturados datados dos séculos XIX e XX em exposição permanente desde 2010 na Unidade, e que inspira a reflexão e as práticas aplicadas à fotografia.

Considerando o contexto atual de restrições no qual estamos imersos e sendo os artistas uma das classes mais afetadas pela falta de trabalho e oportunidades, o incentivo que era exclusivo para ensaios fotográficos se expandiu para autoras(es) paraenses no campo das Artes Visuais e Fotografia, tendo como objetivo principal fomentar e divulgar a produção paraense, assim como valorizar a cultura amazônica a partir da criação e do olhar de quem vivencia esse cotidiano. 

Os ensaios foram avaliados, considerando o regulamento amplamente divulgado, levando-se em consideração a originalidade, relevância cultural, capacidade de comunicação de uma informação/ideia/história a partir da temática proposta (o cotidiano amazônico), a qualidade técnica e a apresentação final do ensaio.

A escolha foi realizada por uma comissão de seleção especializada, convidada pelo Núcleo de Fotografia do Sesc especialmente para esse fim, formada por Vânia Leal (Pesquisadora /Curadora Independente), Miguel Chikaoka (Fotógrafo/educador) e Octávio Cardoso (Documentarista/Editor).

Vânia Leal, pesquisadora e curadora independente, que participou da comissão, fala sobre a importância do incentivo neste período de pandemia e sobre as características da seleção. “Ter um incentivo desse do Sesc é completamente relevante para os artistas, principalmente  nesse contexto de pandemia em que a cultura foi atingida veemente. E a gente, como comissão, observou que o número de inscritos também foi significativo. Os trabalhos enviados foram interessantes, com qualidade técnica e em diversas linguagens, o que foi interessante de avaliar. Um ponto que ressalto, enquanto pessoa que participa de várias seleções e editais pelo Brasil, é que o artista precisa estar atento para o que o regulamento solicita. As informações precisam ser preenchidas na íntegra e precisa cumprir todas as solicitações do edital. Muitas propostas ficaram de fora, pois não cumpriram o que estava descrito no regulamento”.

            Neste ano, o Sesc ofereceu quatro incentivos de R$ 4.000,00 (quatro mil reais, valor bruto) cada e 87 artistas se inscreveram. Os vencedores de 2021 foram: Heldilene Reale com o videoarte “Em busca do olho d´água”; Mauricio Igor com o videoarte “A pisa na Amazônia”; Natascha Bitar com o ensaio fotográfico “Iara” e Suely Nascimento com o ensaio fotográfico “O que a vida quer de mim?”.

            Para Vânia “Foi muito bacana esse exercício de comissão, junto com o Miguel e Otávio, o nosso processo de seleção foi com base na qualidade e no que o regulamento estava requerendo. Os selecionados conseguiram captar o objetivo do incentivo, que envolve o cotidiano nesse contexto pandêmico e da Amazônia, pertinência cultural e levamos em consideração o quesito relevância cultural, e qualidade técnica. Considero essa experiência bem significativa e muito séria. O Sesc ganha essa relevância quando ele traz essa proposta de incentivo aos artistas”.

            O resultado do Imagens Cotidianas - Incentivo às Artes Visuais e Fotografia 2021 será apresentado por meio de exposições virtuais ao longo do ano nas plataformas virtuais do Sesc no Pará.

 

SERVIÇO

Imagens Cotidianas - Incentivo às Artes Visuais e Fotografia 2021

Clique aqui para ver o Resultado da Seleção

Informações:   (91) 3252-0227 / 98401-2143 (Fale com o Sesc)  

                         (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará )

comunicacao@pa.sesc.com.br

www.sesc-pa.com.br  

Facebook: Sesc Pará  

Instagram: @sesc_pa

 

Publicado em: 29/04/2021

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
     (91) 4005-9583
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados