Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Veja a programação do Sesc no Pará para o Dia Mundial do Lazer

 

Com o tema Lazer para uma Vida Melhor, a data é uma iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc

 

 

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo a necessidade de distanciamento social e, com isso, o isolamento das pessoas dentro de suas próprias casas.  Uma importante prática que vem sendo utilizada para enfrentar essa situação, o lazer, ganhará uma data especial para ser celebrado anualmente ao redor do mundo.

 

Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc (Serviço Social do Comércio), foi criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado em 16 de abril, com o tema Lazer para uma Vida Melhor.

 

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade. Para tanto, serão realizadas diversas atividades ao redor do planeta, com ações on-line e presenciais em 20 países (sempre respeitando as orientações de segurança sanitárias locais), com o apoio de diversas instituições parceiras. No Brasil, a USP, LAGEL e o Sesc estarão à frente das ações do Dia Mundial do Lazer, que terão prevalência on-line. No Pará a programação será inteiramente virtual, veiculada no canal do youtube da instituição, a partir das 8h. Veja a programação completa no final do texto.

 

Definição – A palavra lazer vem do latim “licere”, que significa “ser lícito” ou “ser permitido”. O termo pode ser definido como uma série de atividades que se pode praticar no tempo livre, ou seja, no momento em que não se está trabalhando. Como exemplos estão tarefas familiares, religiosas ou sociais, que proporcionem prazer ao praticante. Neste contexto, o indivíduo tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair ou exercer alguma forma de recreação.

 

“O lazer é fundamental para a sociedade, pois desempenha um papel essencial no desenvolvimento individual e comunitário, contribuindo para o bem viver, valorizando as relações sociais e assumindo, muitas vezes, lugar de expressão e engajamento na vida democrática. Sendo assim, a realização do Dia Mundial do Lazer vem reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida cotidiana, buscando ampliar as possibilidades desta manifestação e promovendo a reflexão sobre os acessos e barreiras ainda existentes”, afirma o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

 

Pesquisa - Já o professor Ricardo Uvinha, do Centro de Excelência em Estudos do Lazer da USP, destaca “a importância das atividades associadas ao lazer em suas mais variadas possibilidades, desde que realizadas de maneira responsável e respeitadas as já conhecidas formas de prevenção. Assegurar o usufruto do lazer para a população pode simbolizar uma importante estratégia de enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19, auxiliando numa necessária resiliência diante do presente momento tão adverso”.

 

A afirmação do Prof. Uvinha tem como base uma recente pesquisa realizada em 11 países, (Brasil, Bulgária, China, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Macedônia, Malásia e Turquia) sobre a saúde física e mental e sua relação com atividades de lazer como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19. De acordo com o estudo, que no Brasil foi liderado por pesquisadores da USP, o país teve o maior índice de ansiedade (63%), e também o maior índice de relatos de depressão (59%).

 

“Entendo que o Dia Mundial do Lazer colabora com a mensagem de que, ao garantir o acesso ao lazer, pode-se auxiliar na esperança por dias melhores como estratégia de redução da ansiedade e de fatores de depressão, buscando uma melhor saúde física e mental influenciando assim decisivamente no bem-estar e na qualidade de vida da população”, completa o Prof. Uvinha.

 

WLO – Por fim, a professora Cristina Ortega, chefe acadêmica e operacional da World Leisure Organization (WLO), ressalta que “o Dia Mundial do Lazer não poderia acontecer num momento melhor, em que o acesso ao lazer se transformou num privilégio para poucos. Agora é a oportunidade para refletir e reconsiderar o lugar do lazer no âmbito do desenvolvimento humano, visando um futuro mais brilhante para as próximas gerações, onde a base do progresso seria garantir os direitos humanos e promover os objetivos para um desenvolvimento sustentável. Estou convencida de que com esta iniciativa, em tempos tão turbulentos e incertos, seremos capazes de inspirar e motivar as diferentes gerações em todo o mundo.”.

 

Destaques - A programação do Dia Mundial do Lazer trará várias atividades para todos os públicos, on-line e presenciais, reunindo bate-papos, debates, encontros, lançamento de livros, webséries, documentários, oficinas, aulas, visitas virtuais, dentre outras. O público terá acesso a conteúdos e ações físico-esportivas, turísticas, manuais, artísticas e intelectuais com profissionais que destacarão a importância do lazer como um direito social e sua importância para o bem viver.

 

Como destaque, a WLCE/USP apresentará a Mesa Temática “Lazer Torna a Vida Melhor”, reunindo especialistas representando quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), para refletir e discutir elementos da área do lazer em cada região.

 

Já o Sesc no Pará, além de realizar atividades virtuais durante todo o dia, realizará às 18h, a live Falando sobre lazer, um bate-papo com o  Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG, Animador Cultural e Pesquisador,  Acácio  Barbosa e com a Professora Pós Doutora em Lazer Marcília de Sousa Silva, Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal e Vice líder do Laboratório de  Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.

 

O LAGEL por sua vez estará à frente do evento de lançamento do livro “Planejamento do Lazer e Recreação Comunitária”, num bate-papo um dos autores da obra, o Dr. John Tower (Victoria University - AUS) e o pesquisador e gestor Dr. Antônio Carlos Bramante (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB),

 

Programação do Sesc no Pará

No Pará, a programação do Sesc para o Dia Mundial do Lazer será de forma virtual, das 8h às 18h, no canal do Youtube Sesc no Pará. Durante todo o dia, de 30 em 30 minutos terá vídeo novo no canal.

Além da programação virtual, o Sesc conta com parceiros que também marcarão esse dia com programações fantásticas, com destaque para a Academia PowerZone que realizará uma live de FitDance, às 19h, no instagram (@powerzoneacademia) com o professor Maycon Demetrio e a live de Ritmos, às 17h,  pelo Instagram da professora Eliana Nascimento (@_elisantoss) e o professor Acy Ayres que realizará uma aula de treino funcional, às 08h, pelo instagram (@acyayres.jaafa).

 

O público pode acompanhar a programação e participar deste dia realizando qualquer atividade de lazer, registrando e publicando nas redes sociais com as hashtags: #DiaMundialDoLazer; #SescPara; #WorldLeisureDay  #WLDay  #WLO  #LazerParaUmaVidaMelhor  #DíaMundialDelOcio #OcioParaUnaVidaMejor. Só não pode esquecer de marcar as páginas do Sesc no Pará na publicação. Instagram:@sesc_pa

Facebook: Sesc no Pará

 

 

DIA MUNDIAL DO LAZER – PROGRAMAÇÃO SESC NO PARÁ

 

Power Morning

 

8H - IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

O professor Rui Cavalcante explicará a importância da prática regular de atividade física para a saúde, principalmente neste período de pandemia.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

 

8H15 – DICAS DE ALONGAMENTO

A professora Thamires Melo Lossner fará exercícios voltados para a respiração e alongamento da coluna para iniciantes, utilizando uma cadeira e uma almofada.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

8H30 – EXERCÍCIOS DE CALISTENIA

A professora Kelly Silva fará uma série de 15 minutos de exercícios somente com o peso corpo.  O treino calistênico trabalha vários músculos ao mesmo tempo, o que proporciona grande gasto calórico e ajuda na definição do corpo

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

9H – AULA DE GINÁSTICA

A professora Ediene Moraes realizará uma aula de ginástica aeróbica. Ginástica é uma atividade física que reúne uma série de movimentos praticados regularmente para desenvolver flexibilidade e elasticidade no corpo e nos membros.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

       

  

 9H30 – TREINAMENTO FUNCIONAL

O professor Felipe Movilha dará dicas de como combater o sedentarismo e praticar atividades físicas simples em casa.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

10H – GINÁSTICA LABORAL

A professora Maria Vasconcelos realizará uma ginástica laboral com técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores. A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e tem como objetivo melhorar a saúde dos colaboradores.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

10H30 – CIRCUITO FUNCIONAL

A professora Cristina Barros realizará uma aula de circuito funcional com materiais alternativos que qualquer pessoa tem em casa. O circuito funcional é basicamente uma série de exercícios funcionais  dinâmicos realizada num percurso.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

11H – KARATÊ (TREINO DE CONDICIONAMENTO E APRESENTAÇÃO DE KATAS)

O professor Zeno Matos (faixa preta – 2 DAN) realizará uma treino de condicionamento com golpes de Karatê e, em seguida, fará uma apresentação de Katas, estilo Shotokan, Heian Nidan e Heian Godan. Kata é uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa — cujo fito é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

11H30  – ATIVIDADES FÍSICA PARA CRIANÇAS

O professor Gustavo Santos fará um rápido exercício de atividade cognitiva e motora para crianças, utilizando objetos que se tenha em casa. O exercício de iniciação esportiva ajuda no desenvolvimento da criança e também a diverte. 

Plataforma: youtube.com/sescnopara

   

12H  – DICAS DE POSTURA PARA O HOME OFFICE

O professor Gilson Sampaio dará dicas de como melhorar sua postura e qualidade de vida para quem está trabalhando em home Office. Serão ajustes ergonômicos que vão facilitar a vida e melhorará sua produtividade.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

 12H30  – DICAS DE ALONGAMENTO PARA O HOME OFFICE

O professor Gilson Sampaio dará dicas de exercício de alongamento para ajudar a relaxar a musculatura e melhorar a qualidade de vida para quem está trabalhando em home Office. Serão exercícios simples para fazer em casa ou no trabalho.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

 

Sessão infantil

 

14H  – BRINCADEIRA DO VARAL

A personagem Vovó Chica lembrará a sua infância e fará a brincadeira do varal para fazer em casa com as crianças. Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

14H30 – BRINCADEIRA DO PASSA ANEL

A personagem Vovó Chica continuará com as suas lembranças de infância e explicará aos seus netinhos como uma nova forma de fazer a brincadeira do passa anel.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

15H – BRINCADEIRA CANTADA -  ESCRAVO DE JÓ

A equipe de recreação do Sesc no Pará vai mostrar uma brincadeira tradicional e bem divertida, chamada “escravo de Jô” para toda a família brincar junto em casa.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

Dança e música

 

15H30 – MÚSICA – VOZ E VIOLÃO

O professor e músico Ronny Ramos fará uma apresentação musical das canções regionais “Piçarrão” e “Lá no Gelado”.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

16H – DANÇA CONTEMPORÂNEA

O professor Jean Gama ensinará alguns passos de dança contemporânea com movimentos pendulares.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

16H30 – DANÇA DE SALÃO – RITMO BREGA

A professora Lívia Paixão ensinará alguns passos de dança de salão do nosso contagiante e tradicional ritmo brega para dançar sozinho ou acompanhado.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

    Bate-papo sobre lazer

 

17H – O LAZER E A SAÚDE EMOCIONAL

A Psicóloga Cognitivo Comportamental Tatiane Luz Medeiros falará sobre quais os efeitos positivos que o lazer pode provocar nas pessoas e como adaptar essas formas de lazer para as famílias durante o tempo em casa.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

18H – LIVE “FALANDO SOBRE LAZER”

Live com o Mestre em Estudos do Lazer, Animador Cultural e Pesquisador Acácio  Barbosa e com a Professora Pós Doutora em Lazer Marcília de Sousa Silva - Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal e Vice líder do Laboratório de  Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.

Plataforma: youtube.com/sescnopara

 

 

 

 

Mais informações em:   www.worldleisureday.org e instagram.com/worldleisureday

#DiaMundialdoLazer, #LazerParaUmaVidaMelhor, #WorldLeisureDay, #WLDay, #WLO

 

 

 SERVIÇO

Dia Mundial do Lazer

Dia: 16 de abril de 2021  (sexta-feira)

Onde: youtube.com/sescnopara

Informações:  (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará ) 

comunicacao@pa.sesc.com.br   

www.sesc-pa.com.br   

Facebook: Sesc Pará

Instagram: @sesc_pa

Youtube: Sesc no Pará

 

 

 

Publicado em: 28/04/2021

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Central de Relacionamento:
     (91) 3252-0227
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados