Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc disponibiliza no seu canal do youtube palestra com Pedro Vasquez

 

       

 

            O  Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará disponibiliza para o público em seu canal do Youtube  (Sesc no Pará) a palestra "Notas para uma histórica técnica da fotografia" com o fotógrafo e pesquisar  Pedro Karp Vasquez.  A ação faz parte de um conjunto de atividades que o Núcleo de fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso oferece anualmente referenciadas no acervo de câmeras antigas "Máquinas para filosofar", em exposição permanente  no Sesc Ver-o-Peso. Por conta  do momento de restrições  no qual estamos imersos desde o início da pandemia, parte dessas ações estão sendo  realizadas virtualmente (exposições virtuais, oficinas e palestras).

            A palestra de Pedro Karp Vasquez  é um panorama da história da fotografia, desde o seu surgimento até a contemporaneidade. "É uma abordagem da história da fotografia que prioriza os aspectos técnicos e não somente os estéticos e sociológicos, como tem sido praxe nos livros e ensaios produzidos até o momento. Somente desta forma o trabalho dos grandes mestres da fotografia poderá ser compreendido em toda sua complexa grandeza. Assim sendo, essa palestra tenciona oferecer os fundamentos básicos para um enfoque mais abrangente da fotografia como meio de expressão e de transformação social", comenta Pedro Karp Vasquez.

            Vasquez é fotógrafo, pesquisador, com vasta atuação no Brasil no campo da fotografia (como autor e pesquisador).  É autor do Dicionário Técnico da Fotografia Clássica (e de 26 outros livros), disponibilizado gratuitamente na Internet pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte.Foi responsável pela criação do INFoto (Instituto Nacional da Fotografia) da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

   Sobre o acervo:

            O acervo “Máquinas para filosofar”  é composto por 89 câmeras de ferro, fole e madeira de diversos modelos, como lambe - lambe, protótipos de Daguerreótipo e da famosa “Mamute”, além de  ampliadores  fotográficos  e  projetores de cinema analógicos. Construídas artesanalmente nos séculos XIX e XX, constituem um patrimônio material e imaterial de inestimável valor, que contribui para a difusão e valorização da memória e história da fotografia, possibilitando  diálogos com outros campos  do conhecimento .

            Desde 2010 encontra-se   em exposição permanente  no 3º piso do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso e são a base referencial para a realização de toda a programação cultural e educativa   desenvolvida pelo Núcleo de Fotografia  do Sesc no Pará,  que  prioriza a valorização da memória, o diálogo entre as linguagens e a experimentação, por meio  de  visitas  mediadas ao acervo, cursos, oficinas , palestras, debates  e exposições temporárias.

             Dessa forma, o Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará oferece ao trabalhador do comércio, seus dependentes e ao público em geral, um conjunto de realizações educativas e culturais aplicadas à fotografia, inspiradas no universo técnico e histórico contido no acervo de máquinas antigas,  e ao mesmo tempo, promove a  divulgação desse acervo. Na nossa plataforma no Youtube já se encontra disponível uma primeira versão da exposição virtual desse acervo, que pode ser apreciada pelo público.

            Em  2020  esse projeto  recebeu  apoio do Departamento Nacional do Sesc, fato que possibilitou a realização de ações de conservação preventiva , inventário, curadoria e projeto de arte educação,  que  valorizam esse acervo,  considerado por pesquisadores como um dos mais representativos da America Latina. O ineditismo e as memórias contidas nos “corpos” dessas máquinas  para filolosofar” nos convidam a vivenciar  o universo das imagens e  construir nosso atlas de sensibilidades. Um exercício de compartilhamento de ideias e emoções,  mediado por essas incríveis máquinas  para filosofar.

 

Serviço:

Youtube: https://www.youtube.com/sescnopara

 

 

Publicado em: 28/01/2021

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
     (91) 4005-9583
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados