Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Escola Sesc Ananindeua promove ação de combate à obesidade infantil

 

O cuidado em ofertar alimentos nutritivos e promover qualidade de vida para seus alunos é uma das práticas do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o aumento no número de crianças e adolescentes com sobrepeso, cresce também a necessidade de oferecer uma alimentação saudável e nutritiva para esse público. Pensando nisso, a Escola Sesc Ananindeua iniciou na manhã desta segunda-feira (16/03/2020) as ações do projeto “Abordagens para prevenção da obesidade infantil nos alunos do Sesc”, que está em sua quarta edição. O projeto inclui diferentes ações ao longo do ano e segue até o mês de novembro.

A coordenadora pedagógica da Escola Sesc Ananindeua, Samira Lima Silva, falou sobre o surgimento do projeto idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc e implementado no ano de 2017 no regional Pará. “O projeto iniciou a partir das medições das crianças. Após essa etapa, foi observado que muitas delas estavam acima do peso, algumas com obesidade. Diante dessa pesquisa realizada nos regionais, o Departamento Nacional do Sesc percebeu a necessidade de intervir pedagogicamente em sala de aula, na hora do lanche, para garantir que essas crianças pudessem pensar, conhecer e ter contato com uma alimentação saudável dentro da escola”, explica a coordenadora pedagógica da Escola Sesc Ananindeua.

Juntando trabalho didático e nutricional, as ações do projeto vão além da sala de aula e do ambiente escolar. Desse modo, a iniciativa também procura envolver os pais e responsáveis dos alunos, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas para melhoria da qualidade de vida. “Através das oficinas e formações com os pais, o projeto se estendeu também para as famílias das crianças. Além disso, a nutricionista da escola faz o acompanhamento do cardápio das crianças, garantindo o acesso a uma alimentação de qualidade”, argumentou Samira Lima.

A nutricionista da Escola Sesc em Ananindeua, Aline Ribeiro, explicou a dinâmica do projeto e as ações previstas ao longo do ano. “Aqui na Escola Sesc Ananindeua nós realizamos ações mensais. A cada mês uma turma é responsável pela realização de uma ação. Dentre as ações, promovemos oficinas culinárias, oficinas de horta e dinâmicas lúdicas, abrangendo a alimentação saudável para o contexto social que a criança vivencia, procurando sempre trazer para o lado da brincadeira e do lúdico, para que elas possam expandir essas informações para seus familiares e para a sociedade. Esse é um dos grandes objetivos do projeto”, explica a nutricionista Aline Ribeiro.

Aluno do primeiro ano, Antônio, 06 anos, explica o que aprendeu na última edição do projeto. “Aprendi que é importante comer alimentos saudáveis, correr e não ingerir gordura”. Gabriel, também aluno do primeiro ano, falou sobre seus alimentos preferidos. “Gosto de melancia, verduras e pratos coloridos, porque são mais saudáveis”. A abertura do projeto contou ainda com a recreação do Sesc, que animou as crianças através de música, jogos e a presença de personagens infantis. No Pará, o projeto “Abordagens para prevenção da obesidade infantil nos alunos do Sesc” ocorrem nas Escola Sesc Ananindeua e Escola Sesc Castanhal.

 

 

Fotos: Veruscka Brizart (Sesc PA)

 

Publicado em: 17/03/2020

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Central de Relacionamento:
     (91) 3252-0227
     (91) 98401-2143
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados