Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Quinteto Sinfônico finaliza edição 2019 do Sesc Partituras em Belém

 

A música é uma arte que diverte, inspira e transforma. Por isso, no Sesc (Serviço Social do Comércio) as ações musicais contribuem para que essa arte chegue aos quatro cantos do país, com projeto como o Sesc Partituras, que realiza concertos simultâneos em todo o Brasil, resgatando e difundindo  a música como linguagem que integra o patrimônio cultural do país e por meio da reprodução de canções disponíveis em um acervo virtual com acesso gratuito. Finalizando a edição 2019 do projeto no Pará, o Quinteto Brass Sinfônico, formado por músicos paraenses, se apresentam nesta sexta (22/11) às 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A entrada é franca.

            O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando um eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, e oferece um importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores. Diversas formações – grupos câmera, orquestras, coros e solistas – sempre formadas por músicos locais, se apresentam em espaços qualificados, difundindo as obras de compositores brasileiros e estimulando a ampliação do acervo do site e a interação entre os artistas que o utilizam como ferramenta de estudo e pesquisa.

Formado em 2019, o quinteto surge a partir do encontro de cinco jovens músicos paraenses: Rodrigo Pereira (trompete), Elizeu Andrade (trompete), Gabriel Evangelista (trompa), Arkader Monteiro (trombone) e Yan Aragão (tuba). Naturais de diversas partes do estado do Pará e integrantes da Orquestra Jovem Sesc Pará, Belém foi palco do encontro destes cinco músicos do cenário da música instrumental. O Quinteto reúne trajetórias e atuações singulares de seus componentes em diversas Orquestras Nacionais.Em sua atuação, o Quinteto Brass Sinfônico tem o compromisso de buscar o mais elevado nível artístico em suas apresentações, divulgar obras de compositores nacionais e internacionais e contribuir para a difusão da música escrita originalmente para quinteto de metais, tendo um repertório composto por obras originais da literatura para metais e transcrições, expandindo-se desde a Renascença até as mais recentes criações do Século XXI.

            No repertório, grandes canções de Fernando Rêgo, como "Recordando Quinquin", "Meu grande amor", "valsinha melancólica", além de " Elegie", de Fernando Morais, " Suite Monette" (Ciranda, Balada, Valsa, Boi Bumbá),  de José Ursicino da Silva - Duda e  "cabeça de boi", de Fernando Morais.

 

 

Sobre os músicos

Rodrigo Pereira da Conceição.

Começou seus estudos na escola de música Lira Nova ( banda musical Lira nova ) no interior da cidade de colares-pa na localidade de Mocajatuba, onde participou de vários festivais de bandas e apresentações na cidade , em 2010 entrou para o Conservatório Carlos Gomes, onde além de ter aulas , participou de vários festivais com a banda sinfônica do Instituto Carlos Gomes.

Em 2017, começou a graduação, no instituto estadual Carlos Gomes, cursando o bacharelado em música em trompete e hoje faz parte da Orquestra  da Fundação Carlos Gomes e Orquestra Jovem Sesc Pará (OJSPA), participando em várias apresentações no decorrer do ano.

Elizeu Andrade Cordeiro

Iniciou seus estudos de trompete em um projeto da Igreja Assembleia de Deus, onde os jovens eram preparados para tocar na Banda da Igreja, sobre a orientação do irmão José Rufino. Logo se destacou pelo seu interesse e desenvolvimento, então buscou adquirir mais conhecimento em outros lugares como escolas de músicas profissionais. No ano seguinte, ingressou na escola de música da Universidade Federal do Pará (UFPA), na classe do professor Biraelson Magalhães Correia, concluindo o curso técnico no ano de 2002. No mesmo ano ingressou no Conservatório Carlos Gomes onde passou a estudar com o professor Norte Americano Barry Ford. Já em 2004, foi aprovado no vestibular da UFPA no curso de Bacharelado em música, na classe do professor Ayrton Benck. Formou-se em 2008, e concluiu uma pós graduação em Gestão e Docência do ensino básico e superior na forma de MBA. Atualmente é professor de trompete e teoria do Instituto Estadual Carlos Gomes, desenvolve projetos sociais junto à rede de ensino Particular e Pública e integra a Orquestra Jovem Sesc Pará.

Arkader Lorran Rodrigues Monteiro

Iniciou seus estudos musicais  em 2010 na cidade de Vigia - PA, aos 16 anos de idade, no Clube Musical União Vigiense e depois passou para a Banda 31 de Agosto. Em 2011, passou no teste de seleção para estudar no Conservatório de Música Carlos Gomes, em Belém, iniciando seus estudos técnicos em Trombone. Em 2014, ingressou no curso de Bacharelado em Música - Trombone, do Instituto Estadual Carlos Gomes/Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde teve aulas de trombone como Prof. Ms. Manassés Malcher. Possui experiência como solista, músico de orquestra e banda sinfônica. Já participou de diversos festivais no Estado e fora dele, incluindo o festival de trombones da Associação Brasileira de Trombones (ABT), entres outros master classes, com os renomados professores João Luis Areias (BRASIL), Marcelo Bambam (BRASIL), José Milton (BRASIL), Ricardo Santos (BRASIL), Raphael da Paixão (BRASIL), Carlos Freitas (BRASIL), Wagner Politchuk (BRASIL), Lucas Borges (BRASIL/EUA), Peter Steiner (ITÁLIA/EUA) e Gyorgy Gyivicsan (HUNGRIA). Hoje também faz parte da Orquesra Jovem Sesc Pará.

Gabriel Evangelista Nazaré

Atualmente cursando o 5° semestre de bacharelado em Música pelo Instituto Carlos Gomes, atua como trompista da banda sinfônica do Instituto Carlos Gomes e quinteto de Metais. Trabalhou como professor e performance no projeto Sons da Amazônia na cidade de Santa Izabel do Pará e no projeto da escola Doracy Leal e também faz parte da Orquestra Jovem Sesc Pará.

Yan Aragão Barbosa

Professor de Música, executor musical quanto performance e colaboração no desenvolvimento musical em seu local de trabalho, levando a arte para toda a as camadas  sociais. Possui Graduação em música pela Universidade do Estado do Pará 2017, Bacharelado em  música Habilitação em Tuba na classe do professor MS. Albert Savino Khattar. Possui Curso Técnico em Música Habilitação em Tuba pelo Instituto Estadual Carlos Gomes  2016. Participou de alguns concertos como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, nos anos 2017 a 2019. Participou de máster classe com professores renomados Albert Khattar, Wilthon Matos, Patrício  Consertino, Valmir Vieira, Eliezer Rodrigues, Sérgio Finca, Luciano Vaz.

Em 2018, obteve Aprovação em segundo lugar no concurso publico para Professor de Tuba e Prática de Bandas da Escola de Música da UFPA, ICA/UFPA. Atualmente é professor de Tuba no Núcleo de Educação Musical da Assembléia de Deus, Tubista da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Tubista da Orquestra Jovem Sesc Pará.

 

 

 

SERVIÇO: 

Concerto Sesc Partituras -Quinteto Brass Sinfônico

Data:22/11/2019

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas) 

Entrada Franca

Informações: 

             (91) 4005-9591 / 0800-941-1242 (Fale com o Sesc)  

            (91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará )

cecomsescpa@gmail.com  

www.sesc-pa.com.br  

Facebook: Sesc Pará

 

Publicado em: 19/11/2019

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Central de Relacionamento:
     0800 - 941 -1242
     (91) 4005 - 9591
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados