Sesc no Pará

Topo

Fecomércio-PA    |    Senac




 

Dia do Desafio 2019 - Desafio de vencer o sedentarismo

 

 

Está chegando, o dia mais movimentado do ano, aquele que vai nos fazer mexer o esqueleto e extravasar, o Dia do Desafio! Esta será a 25ª edição da maior campanha mundial para incentivo à prática regular de atividade física e esportiva. E o Serviço Social do Comercio (Sesc) no Pará, não podia ficar de fora dessa. A programação, que acontece em vários países, sempre na última quarta-feira de maio (29), visa o combate ao sedentarismo e incentiva a prática diária de exercícios físicos. No estado, o Sesc terá vários profissionais preparados para incentivar o público a praticar regularmente atividades físicas em benefício da saúde, durante todo o dia nas cidades de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Inhangapi, Juruti, Marabá, Salinópolis, São Francisco do Pará e Santarém. A programação é gratuita. Para participar basta ir a um dos locais onde terá atividades.

Coordenado no Brasil e nas Américas pelo Sesc e promovido mundialmente pela TAFISA - The Association for International Sport for All - o Dia do Desafio foi criado no Canadá nos anos 80 e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades. Desde sua criação, muita coisa mudou: os hábitos, as relações de convívio e a sociedade de uma forma geral. O Dia do Desafio acompanha essas mudanças, destacando nessa edição uma forma de realização mais ativa e participativa, além da competição entre as cidades. A ideia é que você, que já tem por hábito se mexer, influencie e estimule seus amigos e sua família e desafie alguém a lhe acompanhar. Já quem busca um motivo para mudar de hábito, encare seu desafio!Fique atento às atividades promovidas pelas empresas, escolas, ONGs e pela prefeitura da sua cidade. O Dia do Desafio é um convite ao movimento e, a cada ano, mais e mais pessoas e organizações têm se unido à campanha. O Dia do desafio também é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.

Belém competirá com Bogotá (DC) e Guarulhos (SP) para ver quem conseguirá estimular e alcançar mais números de participantes no desafio. E a programação da cidade da mangueira começa bem cedo, às 07h, no Parque do Utinga, com alongamento e treinamento funcional. Na unidade do Sesc Doca as atividades começarão às 8h e irão até às 19h com aula de ritmos, atividades recreativas, gincana social, circuito psicomotor, Avaliação Física (IMC, Teste de flexibilidade e RCQ) e aulão de ginástica. Ainda em Belém, no Sesc Comunidade - Quadra Esportiva Tenoné, às 08h terá circuito psicomotor e às 19h terá torneio de futsal e vôlei. Além de ginástica laboral em empresas comerciárias e atividades recreativas em escolas da comunidade.

Ananindeua competirá com Porto Velho (RO) e programou diversas atividades das 07h às 19h, no Sesc em Ananindeua, contando com avaliação física, aulão de alongamento, aulão de alongamento funcional, circuito de atividades, torneio de futebol, atividades esportivas e recreativas, corrida na esteira, ginástica laboral e torneio de supino.

O Centro Educacional Sesc Ler em Benevides a programação também será intensa começando às 07h30 e indo até às 20h com alongamento e caminhada, aeróbica infantil, apresentação esportiva, circuito psicomotor, atividades recreativas, cama elástica, atletismo, vôlei, queimada, aula de ritmos, badminton, passeio ciclístico e torneio de futsal. Esse ano o município de Benevides competirá com a cidade cubana Cacocum.

Idosos em uma piscina brincandoCastanhal será desafiada pela cidade espanhola León e começará as atividades bem cedinho, às 5h30 e finalizará às 21h. Na unidade do Sesc terá desafio de corrida, alongamento, aeróbica, ritmos, yoga, dança de salão, ballet adaptado, capoterapia, hidro desafio, circuito psicomotor, karatê, circuito mix, salão de jogos, avaliação física, futsal, circuito desafio com os alunos da academia, jiu jitsu, ginástica, além de jogos e brincadeiras. Nas empresas comerciárias o Sesc estará realizando durante todo o dia ginástica laboral. No campo Modelão será ofertado desafio de futebol de campo. Na Praça do Estrela o Sesc estará movimentando a cidade com futebol de areia e campo, vôlei e futsal.

Inhangapi também participa do Dia do Desafio enfrentando a cidade de Novo Horizonte do Oeste (RO). No Centro Educacional do Sesc do município terá programação das 7h às 21h trazendo atividades como: aulão de ritmos, passeio ciclístico, recreação esportiva, atletismo, cama elástica, jogos de mesa, circuitos, aulão mix de lutas, torneio esportivo de futebol, vôlei, queimada, travinha, corrida de bike, ginástica mix (ritmos, jump e step), ginástica funcional, bingo e atividades de aventura como slackline, tirolesa e falsa baiana. Na prefeitura, secretarias e empresas do comércio o Sesc irá realizar ginástica laboral para os trabalhadores. A Praça Matriz será a largada para o desafio de corrida que movimentará a cidade e irá até a Praça Nossa Senhora de Fátima. A Comunidade Santa Maria Do Muraiteua também não ficará de fora do Dia do Desafio, o Sesc estará presente trazendo atividades na academia ao ar livre, torneio de futebol de areia para o público em geral e atividades aquáticas no Igarapé da Tia para os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Sesc.

Em Juruti, em parceria com a Secretaria de Municipal de Cultura, Desporto e Turismo do município, o Dia do Desafio começará às 07h30 e irá até às 19h ofertando às Escolas da Rede Municipal alongamentos, ações recreativas como jogos, brincadeiras e gincanas, além de torneios esportivos de futsal, handebol, vôlei e basquete. Nas Academias e estudios da cidade terá aulões e desafios de ginástica, musculação, lutas e treino funcional. Finalizando o dia, na Praça da República, o público irá se movimentar com aulas de alongamento, ginástica, zumba e dança com coreografias das músicas do Festribal - Tribos Munduruku e Muirapinima.

A galera de Marabá, não fica pra traz e competindo com a cidade venezuelana La Guaira, realiza o dia do desafio com jogos, brinquedos, brincadeiras, apresentações esportivas, jogos de salão, ginástica laboral, alongamento, aula de ritmos, treinamento funcional, torneio de supino, zumba, competição de leg press, aeroritmos e diversas atividades das 7h45 até às 20h, em escolas, Praça do Idoso, na Unidade do Sesc e empresa comerciárias. O dia do desafio em Marabá conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, SEMMA, Departamento de Postura, Policia Militar, Bombeiro Militar, DMTU, AMESP, SEMEL e SEMED.

Salinópolis também fará parte do dia do desafio, competindo contra Rio Negrinho (SC). A programação começa cedo, às 8h e vai até às 21h, ofertando recreação esportiva, mini esporte, atletismo, circuitos, jogos e brincadeiras, torneio esportivos, ginástica aeróbica, concurso de dança, ginástica laboral, circuitos e passeio ciclístico.

Santarém será desafiada pela cidade paranaense Ponta Grossa e trará desde as 9h até às 20h as atividades de ginástica labora, dança recreativa, ping pong, basquete mirim, travinha, salão de jogos, alongamentos, cama elástica, jump kids, step kids, caminhada, circuito funcional, pilates, aulão de ritmos e corrida de rua. As atividades acontecerão em empresas comerciais, na orla da cidade, praças, no centro comercial e na unidade do Sesc.

São Francisco do Pará também fará parte do dia do desafio, competindo com Balneario Pinhal, no Rio Grande do Sul. O Centro Educacional Sesc Ler no município trará das 8h às 19h diversas atividades como alongamento, jogos, brincadeiras, circuito esportivo, recreação, circuito psicomotor, caminhada, apresentação cultural e aulão mix aeróbico.

Agora é com você. Escolha a sua cidade, o seu desafio e diga adeus ao sedentarismo. Dia do desafio, quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você.

 

Serviço:

Belém:

07h – Alongamento e Treinamento funcional

Local: Parque do Utinga

 

08h – Aulão de Ritmos e atividades recreativas

08h e 17h  – Gincana Social

09h – Circuito Psicomotor

09h e 13h– Avaliação Física

14h – Circuito Psicomotor (natação, karatê e iniciação)

19h – Aulão de ginástica

Local: Sesc Doca

 

08h – Cirucuito Piscomotor

19h – Torneio de Futsal e Vôlei

Local: Sesc Comunidade – Quadra Tenoné

 

 

Ananindeua:

07h e 13h – Avaliação Física

08h – Aulão de Alongamento

09h e 16h – Aulão de Treinamento Funcional

10h – Circuito de Atividades e Torneio de Futebol

14h – Atividades Esportivas e Recreativas

17h – Corrida de 5km na esteira

17h – Ginástica Laboral

19h – Torneio de Supino

Local: Sesc Ananindeua

 

 

Benevides:

07h30 e 13h30 – Alongamento e caminhada

07h40 e 14h – Aeróbica Infantil

08h e 13h30 – Apresentação Esportiva (lutas)

08h20 e 14h30 – Circuito Psicomotor

8h20 - Atividades recreativas: corrida do saco; cabo de guerra; achar o par de sapatos e dando o nó.

9h30 e 15h30 – Cama elástica

9h30 – Atletismo (corrida 50m)

10h e 15h30– Vôlei

10h e 15h30– Queimada

14h e 18h30 – Aula de ritmos

16h – Badminton

17h – Passeio Ciclístico

20h20 – Torneio de futsal masculino

Local: Centro Educacional Sesc Ler Benevides

 

 

Castanhal:

Atividades abertas ao público:

05h30 – Desafio de Corrida (inscrições na Semel)

06h – Alongamento

07h – Aeróbica

08h – Ritmos

08h – Circuito Psicomotor

08h – Circuito Mix Esportivo

08h – Circuito Jogos e Brincadeiras

08h às 11h e 18h às 21h – Salão de Jogos

08h às 11h e 16h às 19h – Avaliação Física

09h30 – Dança de Salão

10h – Ballet Adaptado

10h30 – Capoterapia

18h30 – Ginástica Show

Local: Sesc em Castanhal

 

08h às 10h – Desafio Futebol de Campo

Local: Campo Modelão

 

16h às 20h – Desafio Futsal

16h às 20h – Desafio Basquete

17h às 20h – Desafio Futebol Areia

18h às 21h – Desafio Vôlei

Local: Praça da Estrela

 

Atividades restritas aos clientes Sesc matriculados nas atividades esportivas:

 

07h30 e 09h – Circuito Desafio HITT Trainer (alunos da academia)

08h, 16h e 17h – Desafio Laboral

09h e 18h – Hidro Desafio

16h – Desafio 50 Katas (alunos do Karatê do Sesc)

16h – Desafio Yoga

17h e 19h– Circuito Desafio Abdominal Total (alunos da academia)

17h20 e 19h20 – Circuito Desafio Membros Inferiores (alunos da academia)

17h40 e 19h40 – Circuito Desafio Membros Superiores (alunos da academia)

18h – Desafio Ballet (alunos de ballet)

18h – Desafio Alongamento

19h – Maratona Aquática

19h – Desafio Amistoso Futsal (Empresas comerciárias já inscritas)

19h – Desafio Jiu Jitsu

Local: Sesc em Castanhal

 

Atividades em empresas

07h – Desafio Laboral

Local: Empresas Comerciárias

 

 

Inhangapi:

Para alunos do Sesc e de escolas do município

08h – Aulão de Ritmos

08h40 – Passeio Ciclístico

19h às 21h – Jogos de mesa e bingo

19h às 21h – Torneio de Futebol e vôlei

Local: Centro Educacional Sesc Ler Inhangapi

 

Aberto à comunidade

08h50 às 11h – Cama elástica, jogos de mesa, circuitos e atividades de aventura

08h50 às 11h – Atletismo (corrida livre e com obstáculo)

08h50 às 11h – Recreação Esportiva

14h – Aulão mix de lutas

14h30 às 17h30 – cama elástica, brinquedos infláveis e atividades de aventura

16h às 18h – Torneio esportivo (futebol, travinha vôlei e queimada)

17h – Corrida de Bike

18h – Ginástica Mix: Ritmos, jump e step

19h – Ginástica funcional

Local: Centro Educacional Sesc Ler Inhangapi

 

07h – Ginástica Laboral

Local: Empresas comerciárias

 

08h – Ginástica laboral

Local: prefeitura, secretarias e empresas comerciárias.

 

17h – Corrida

Local: Praça Matriz

 

Comunidade Santa Maria Do Muraiteua:

 

07h45 - Atividade na academia ao ar livre

Local: Pracinha

 

8h às 11h – Torneio de futebol de areia

Local: Quadra de areia (Tia Graça)

 

8h30 às 9h30 – Atividade Aquática

Local: Igarapé da Tia Graça

 

 

Juruti:

07h30 e 13h30 – Alongamento

8h às 11h e 14h às 17h– Ações Recreativas (jogos, brincadeiras e gincanas)

Manhã e Tarde – Torneios Esportivos (Futsal, Basquete, Vôlei e Handebol)

Local: Escolas da Rede Municipal

 

Manhã, tarde e noite - Ginástica, Musculação, Lutas, Treino Funcional

Local: Academias e estúdios

 

18h - Alongamentos, Ginástica e Zumba

19h - Aulão de Dança - Coreografias das Músicas do Festribal - Tribos Munduruku e Muirapinima

Local: Praça da República

 

 

Marabá:

07h45 às 11h30 – Jogos, Brinquedos e brincadeiras

Local: Escolas Parceiras

 

13h às 15h – Ginástica Laboral

Local: Empresas Comerciárias

 

17h às 21h – Jogos de Salão

17h às 21h - Apresentações Esportivas (Judô, Badminton, Slackline, Karatê,

Capoeira e BMX)

17h30 – Alongamento Interativo

18h – Aula de Ritmos

19h – Treinamento Funcional

19h30 – Zumba dance

20h – Aero Ritmos

Local: Praça do Idoso

 

12h – Ginástica Laboral

18h30 – Competição de Leg Press

19h – Competição de Supino

Local: Sesc Marabá

 

Salinópolis:

07h – Passeio Ciclístico

08h às 11h e 14h às 16h – Recreação Esportiva

08h às 11h e 14h às 16h – Mini esporte

08h às 11h e 14h às 16h – Atletismo

08h às 11h e 14h às 16h – Circuitos

08h às 11h e 14h às 16h – Jogos e Brincadeiras no Parque (escalada, corda bamba, corrida de obstáculos)

16h às 18h – Torneio Esportivo (Futsal e Futebol de Areia)

19h às 21h – Ginástica Aeróbica

19h às 21h – Concurso de Dança

19h às 21h – Ginástica Laboral

Local: Centro Educacional Sesc Ler Salinópolis

 

15h às 19h – Torneio Esportivo (Futsal)

Local: Quadra da Comunidade do Coremas

 

08h às 17h – Futsal

08h às 17h – Recreação Esportiva

08h às 17h – Jiu Jitsu

08h às 17h – Muay Thai

08h às 17h – Treinamento Funcional e Ginástica Aeróbica

Local: Centro Esportivo Maria Auxiliadora (ESFAL)

 

Manhã – Aula especial com dinâmicas de grupo, ginástica funcional e dança

Local: Posto de Saúde

 

Tarde – Aula especial com dinâmicas de grupo, ginástica funcional e dança

Local: CRASS

 

Santarém:

9h às 16h – Ginástica Laboral e Dança recreativas

Local: Empresas Comerciárias

 

14h – Alongamentos para alunos dos cursos do Sesc

15h- Ping Pong

15h – Basquete Mirim

15h – Travinha

15h – Salão de Jogos e brincadeiras

15h – Ginástica Laboral para os funcionários do Sesc

15h – Cama elástica

15h – Jump Kids

15h – Step Kids

17h – Dança recreativa

Local: Sesc em Santarém

 

17h30 e 18h – Alongamento

17h45 – Dança recreativa

18h – Caminhada

18h – Aulão de Ritmos

Local: Orla da Cidade

 

17h – Circuito Funcional

Local: Praça do Pescador

 

18h – Pilates Solo

Local: Praça São Sebastião

 

20h – Corrida de Rua

Local: Centro Comercial

 

 

São Francisco do Pará:

08h – Alongamento e atendimento BiblioSesc

08h15 e 14h – Jogos e brincadeiras

09h e 16h – Circuito Esportivo (Futsal infantil, slackline, vôlei)

10h – Recreação (palhaços, pintura facial, brinquedos infláveis e pula-pula)

13h – Circuito Psicomotor

16h – Recreação (escorrega no sabão, pira-pega com balão, brinquedos)

17h30 – Caminhada

17h30- Torneio de bilhar e ping pong

18h15 – Apresentação cultural

18h15- Aulão Mix Aeróbico (Jump, step e ritmos)

Local: Centro Educacional Sesc Ler São Francisco do Pará

 

 

 

Publicado em: 31/05/2019

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Central de Relacionamento:
     0800 - 941 -1242
     (91) 4005 - 9591
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados